quarta-feira, julho 13, 2005

 

HARRISON FORD


Harrison J. Ford,nascido no dia 13 de Julho de 1942, em Chicago, Illinois, E.U.A.
Apontado pela revista "Hollywood Reporter" como um dos cinco actores mais poderosos da actual indústria cinematográfica, Ford actuou em cinco dos filmes de maior bilheteira de todos os tempos: três da série "Guerra nas Estrelas" e dois como Indiana Jones.
Até chegar a esse estágio, no entanto, passou pelas dificuldades comuns à maioria dos actores iniciantes.
Depois de tentar iniciar sua carreira, Harrison Ford, nascido no dia 13 de julho de 1942 em Chicago, seu pai era Irlândes e sua mãe Russa-irlândesa.
Depois de sair do Ripon College em Winsconsin, onde ele actuou um pouco, ele assinou um contrato com a Columbia Pictures e depois com a Universal. S
Seus papéis em seriados de TV e filmes, Ironside - 1967, Gunsmoke - 1955, The Virginian - 1962, permaneceram secundários e desencorajantes, então ele virou a sua carreira para carpintaria profissional.
A quantidade de papéis de terceira linha levaram o actor a decidir aceitar somente aqueles em que ele realmente acreditasse.
Seguiu-se um período de sete anos, em que Ford actuou em apenas dois filmes: American Graffiti - Loucuras de Verão - 1973, no qual trabalhou com George Lucas, e A Conversação - 1974, no qual interpretava um inescrupuloso executivo.
Mas tudo mudou quando Harrison aceitou participar de outra empreitada de Lucas: um modesto filme de ficção científica chamado Guerra nas Estrelas.
Na pele do capitão Han Solo, dono da Millennium Falcon, pôde mostrar todo o charme, talento, sensualidade, bom humor e coragem que mais tarde o levariam ao Olimpo dos astros de Hollywood.
Ele foi o único membro do elenco original de Guerra nas Estrelas que conseguiu construir uma carreira consistente, duradoura e de muito, mas muito, sucesso.
De florestas selvagens a planetas inóspitos, Harrison Ford mostra que não tem medo de desafios e encara desde um romântico apaixonado a caçador de andróides com a maior facilidade e desenvoltura.
Entre seus papéis mais conhecidos estão Han Solo, Indiana Jones, Rick Deckard e John Book.
O currículo de Ford é invejável, pois ele é o único actor que conseguiu estrelar seis dos filmes mais rentáveis da história do Cinema: Guerra nas Estrelas - 1977, O Império Contra-Ataca - 1980, O Retorno de Jedi - 1983, Os Caçadores da Arca Perdida - 1981, Indiana Jones e o Templo da Perdição - 1984 e E.T. - O Extraterrestre - 1982, no qual fez uma ponta não creditada.
Essas interpretações aventureiras colocavam em risco a carreira de sucesso de Ford, pois começavam a defini-lo como um herói de histórias em quadrinhos.
A resposta foi imediata.
Vivendo o policial Rick Deckard, em Blade Runner - o Caçador de Andróides - 1982, de Ridley Scott, ele mostrou que tinha capacidade para interpretar qualquer tipo de personagem, desde o mais simples ao mais cerebral e complexo.
Em 1985, com A Testemunha, recebeu uma indicação ao Oscar de melhor actor e, depois disso, seus trabalhos não pararam de melhorar e o cachê, de aumentar.
A consagração máxima chegou com sua eleição como o "Astro do Século".
Sucesso absoluto entre o público feminino, Ford presenteou suas fãs com o romance Sabrina e, por incrível que pareça, as bilheterias surpreenderam.
Não foi por acaso que algum tempo depois ele foi considerado um dos actores que mais atraíam à bilheteira no mundo todo.
Outro filme romântico do galã é o recente 6 Dias, 7 Noites, ao lado de Anne Heche.
Parece que o charme de Ford não acaba, pois mesmo com seus cabelos grisalhos a competência na interpretação (aliada, é lógico, ao poder de atração) e a simpatia com o público não diminui.
Enquanto sobram situações emocionantes e agitadas nos filmes de Ford, sua vida pessoal é pacata e normal (excetuando-se a vez em que bateu o carro depois de tentar colocar o cinto-de-segurança enquanto dirigia, o que deixou uma eterna cicatriz em seu queixo).
Actualmente, Harrison vive numa fazenda que ele mesmo construiu no Wyoming, ao lado de sua segunda esposa, Melissa Mathinson (a roteirista de E.T. - o Extraterrestre), e de seus dois filhos, Malcolm e Georgia.
Ele prefere seguir a fórmula: tanto o trabalho quanto o descanso tem hora certa e merecem toda a atenção possível.
E qual seria o segredo do sucesso desse sujeito de olhos azuis e cabelos castanhos que vem arrebatando corações há mais de duas décadas? Uma das melhores respostas foi dada por Carrie Fisher, com quem contracenou na "trilogia sagrada":
"Não creio que existam muitas diferenças entre seus personagens e sua pessoa.
Não é obra do acaso que ele interprete tantos heróis, pois ele personifica alguém em quem se pode confiar, alguém que se encarregará de tudo, seja do dedo ferido de um menino, seja de salvar a galáxia das forças do mal".
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com