sábado, julho 09, 2005

 

A INDEPENDENCIA DA ARGENTINA


A região onde hoje é a Argentina era habitada por querandis, charruas, quíchuas e guaranis quando os conquistadores espanhóis, liderados por Juan Díaz de Solís, aportam no actual Río de la Plata, em 1516.
O nome deste país procede do latim argentum, que significa prata.
Os náufragos da expedição de Juan Díaz de Solís encontraram na região indígenas que lhes deram de presente objectos de prata, e estes náufragos levaram à Espanha, por volta de 1524, a notícia da existência da legendária Sierra del Plata, uma montanha rica naquele metal precioso. A partir desta data os espanhóis passaram a chamar ao Río de Solís, Río de la Plata.
No Território do Vice-Reinado do Peru, no século XVII, as missões jesuítas estimulam a produção de erva-mate, tabaco, algodão e a criação de gado.
O comércio faz do porto de Buenos Aires, fundado em 1580, a capital do Vice-Reinado de la Plata em 1776.
A independência de Espanha foi alcançada no dia 9 de Julho de 1816 após o que se desencadeou um conflito entre centralistas e federalistas, que só acabou com a proclamação de uma nova constituição, em 1953.
As derrotas dos ingleses nas tentativas de ocupar a capital, em 1806 e 1807, inspiram a revolução que derruba o vice-rei espanhol (1810) e leva à independência declarada em 1816. Entre 1817 e 1819, o general José de San Martín, líder da campanha pela independência, cruza os Andes com seu exército para libertar o Chile e o Peru.
Há luta entre os defensores da união e os federalistas , que querem mais autonomia para as províncias.
Entre 1825 e 1828, em guerra contra o Brasil, o país perde a Banda Oriental, que se torna o Estado soberano do Uruguai.
Em 1829, o general Juan Manuel Rosas instaura a ditadura, mas é derrubado em 1852.
Seguem-se, a partir de 1916, governos da União Cívica Radical (UCR) – o primeiro partido
político de classe média das Américas , interrompidos em 1930 por um golpe militar chefiado pelo general José Uriburu.
A Argentina foi, a partir de então, dominada por períodos de conflito político interno entre conservadores e liberais e entre facções civis e militares.
Mas no início do século XX, a Argentina era um dos estados-providência mais avançados do mundo.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Argentina assistiu à ascensão do movimento peronista, populista, o que levou a uma grande polarização do país.
Juntas militares cada vez mais sangrentas alternaram com governos democráticos frágeis até 1983, o que resultou em problemas económicos crescentes, corrupção, agitação social e a derrota na Guerra das Malvinas.
Desde então, quatro eleições livres sublinharam os progressos argentinos na consolidação da democracia, se bem que em finais de 2001 o país tenha passado por uma implosão económica sem precedentes.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com