sábado, julho 02, 2005

 

JAMES STEWART


James Maitland Stewart, ou melhor, James Stewart, nasceu em 1908 e faleceu no dia 1 de Julho de 1977 e é um dos monstros sagrados de Hollywood.
Jimmy, como era carinhosamente chamado pelos amigos, personificou, na maioria de seus filmes, os principais valores da sociedade americana.
Por isto, ele foi um dos atores mais populares de sua época.
Stewart estava se formando em Arquitetura, na excelente Universidade de Princeton, quando foi convencido pelo colega de classe Joshua Logan - que posteriormente dirigia o clássico Férias de Amor - a participar da companhia teatral dos estudantes.
Já como ator profissional, Stewart começou a trabalhar na Broadway.
Não demorou muito para que ele fosse convidado a fazer filmes em Hollywood, onde estreou em 1935.
eu primeiro papel realmente expressivo veio três anos depois em Do Mundo Nada se Leva, o primeiro fruto de sua parceria com o grande diretor Frank Capra.
Em 1940, ele recebeu, por A Mulher Faz Homem, sua primeira indicação ao Oscar de Actor. Neste momento, Jimmy já era definitivamente um astro de peso.
A consagração veio no ano seguinte quando ganhou o Oscar de Melhor Actor por seu desempenho em Núpcias de Escândalo, brilhante comédia do mestre George Cukor.
Nos anos 50, Stewart conquistou o respeito da crítica com os filmes que fez para o genial Alfred Hitchcock - Janela Indiscreta, Festim Diabólico e, sobretudo, Um Corpo Que Cai.
Em 1985, Stewart subiu, emocionado, ao palco da Academia para receber um Oscar honorário pelo sua brilhante carreira.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com