sábado, julho 16, 2005

 

O TUNEL DO MONTE BRANCO


A inauguração deu-se em 16 de julho de 1965.
O túnel do Monte Branco, de 3,5 metros de largura, debaixo do pico mais alto da Europa (4807 metros), com 11,7 quilômetros de comprimento, liga a França à Itália, ou, para ser mais preciso, Chamonix, em Sabóia, a Courmayeur, no vale do Aosta.
Com as mensurações da época, Roma e Paris, responsáveis diretas pelo empreendimento, ficaram mais próximas, considerando-se uma viagem de carro, vinte horas.
A cordilheira dos Alpes, pela importância estratégica na Europa, sempre foi alvo de preocupações para os paises limítrofes,envolvendo aspectos econômicos e políticos transcendentais; em virtude da importância didática, escolhemos um trecho, por sinal, muito esclarecedor, do livro Maravilhas do Mundo, do Círculo do Livro.
"O túnel alpino é um dos mais recentes ataques ao maior obstáculo do tráfico na Europa; a cordilheira dos Alpes, de 600 quilômetros de comprimento e entre 1500 e 4800 metros de altitude.
Os túneis através do maciço alpino foram sempre cavalos de batalha da alta política.
Mais de um governo fugiu ao problema.
Mas os países que o perfuraram através da rocha conseguiram com isso imensos benefícios econômicos.
Por outro lado, cada novo túnel alpino ameaçava o equilíbrio econômico europeu.
Foi assim que entre os países afetados e interessados se desencadearam verdadeiras "guerras de túneis".
A França começou com o Túnel de Mont Cenis, terminado em 1871 e que lhe assegurou, durante um decênio, a hegemonia sobre o comércio entre a Inglaterra e a Europa ocidental, por um lado, e entre o Mediterrâneo e o Oriente, por outro, Mas em 1878 o túnel suíço de São Gotardo fez-lhe concorrência.
Esta resultou vantajosa sobretudo para a Alemanha imperial.
Mais tarde os suíços e os italianos construíram em conjunto, com o desagrado de todos os alemães, o túnel mais comprido do mundo; o túnel ferroviário do Simplon, de 19825 metros de comprimento.
Mas hoje em dia são de mais interesse os túneis automobilísticos do que os ferroviários.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com