quinta-feira, julho 28, 2005

 

PARAPENTE


O parapente é um desporto aéreo que surgiu quando pára-alpinistas resolveram encurtar a descida utilizando os pára-quedas desenvolvidos pela NATO, para lançar tanques a partir de aviões. Esses pára-quedas revolucionários imprimiam, pela primeira vez, velocidade horizontal aos pára-quedas, de forma a que a chegada ao solo fosse mais suave.
Chegou à Europa pelas mãos de Jean-Claud Bétemps e Gerard Bousson em 1978 e desde aí não parou de evoluir em segurança e performance.
Para voar necessita de um desnível, voando-se frequentemente nas falésias, junto às praias e na montanha, com o extraordinário recorde de cerca 330 Km, em linha recta, sem qualquer apoio mecânico, que não seja uns metros de pano, alguns metros de fio e correntes térmicas ascendentes.
No nosso país é já um desporto federado, com vários clubes e cerca de 800 praticantes. Realizam-se anualmente várias competições nacionais, que têm tido uma cobertura televisiva, em revistas e jornais, acima de todas as expectativas.
Em 1994, foi aqui em Portugal batido o então recorde da Europa (203 Km).
Escusado será dizer que o nosso país tem excelentes condições para a prática da modalidade.
O que é o Paramotor ?
O paramotor é uma aeronave pessoal que ao contrário de parapente, não necessita de um desnível para descolar.O paramotor utiliza a asa de parapente e um motor montado numa estrutura de liga leve.Esta máquina impressionante, requer apenas alguns metros para descolar e para aterrar.Descola-se pelos próprios pés, é fácil de pilotar a asa cabe num pequeníssimo saco, de fácil transporte, e a estrutura do motor, sendo desmontável pode ser acomodada na bagageira de um automóvel.Aprender a voar demora apenas alguns dias...O paramotor aparelha-se em apenas 5 minutos e não necessita de ferramentas de montagem!Todo o conjunto de asa, cadeira, motor, capacete, etc. , pesa cerca de 30 Kg.
O paramotor combina a emoção do pára-quedismo, com a segurança do pára-quedas ascensional (parasailing).Todo o material desta aeronave é construído com todas as normas de segurança.Dada a sua versatilidade, pode ser utilizado em fotografia aérea, passeios de dois lugares, instrução e publicidade nas praias.
Para quem voa de parapente é apenas necessária uma pequena adaptação, revisão do inflado e aprendizagem do uso do acelerador.
Para quem começa, o curso teórico é idêntico ao do parapente. A prática consegue ser mais rápida. Voar com motor, pode ser muito mais seguro que voar de parapente.
Posted by Picasa

Comentários:
parapente...nunca!
 
é girissimo fazer isto :)
 
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