quarta-feira, julho 06, 2005

 

ROY ROGERS


O maior símbolo da música country é o cowboy, mais precisamente uma pessoa usando chapéu de aba larga e cantando uma canção.
E essa imagem é tão poderosa que ultrapassou as fronteiras do território americano e se tornou universal.
Um dos responsáveis por isso foi Leonard Franklin Slye, nascido em 5 de novembro de 1911, em Cincinnati, Ohio, mais conhecido como ROY ROGERS, que faleceu no dia 6 de Julho de 1998.
Para os mais antigos, que tiveram oportunidade de acompanhar, nos anos 50, os filmes que interpretava , nada a declarar.
Para os mais jovens, ele foi um artista que conseguiu uma façanha que nenhum outro cantor de música western conseguiu: transformou a música dos cowboys em algo realmente aceitável pela classe média americana, que a considerava música de vagabundos ou de segundo nível na escala musical.
Isso ele conseguiu com seu carisma e sua proposta de modificar o conceito que as pessoas tinham sobre esse tipo de manifestação artística, vinculado ao modo de vida desregrado dos cowboys do velho oeste.
O Rei dos Cowboys, ainda jovem, formou seu primeiro grupo musical (International Cowboys) e em 1933, com Bob Nolan e Tim Spencer, criou o Pioneer Trio, depois Sons Of The Pioneers, que foi o primeiro grupo de música Western profissional.
Em 1937 ele lançou-se em carreira solo, chamando a atenção de Hollywood, associando sua vocação musical com a de actor.
Participou de mais de cem filmes.
Foi o único artista a entrar duas vezes para o Country Music Hall of Fame: uma vez por sua participação como membro do Sons Of The Pioneers e outra pela sua carreira solo.
Agora, Roy Rogers galopa livre, solto e com uma viola, cantando suas canções sobre o dorso de seu inseparável companheiro, o cavalo Trigger.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com