sexta-feira, julho 01, 2005

 

SERRA DO CARVALHO


Foi há 50 anos que o maior acidente de aviação da Força Aérea Portuguesa ocorreu na Serra do Carvalho, em Vila Nova de Poiares.
Oito dos doze aviões a jacto F-84 que seguiam em direcção à base da Ota, para as celebrações do 2.º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP) despenharam-se na Serra do Carvalho, tendo morrido os oito pilotos que conduziam os aviões.
Meio século depois, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, em parceria com a FAP, vai inaugurar um monumento em homenagem aos pilotos.
Uma forma de assinalar, marcar e manter viva a memória histórica do acidente ocorrido naquela serra de Poiares.
«Passados 50 anos não podíamos deixar de lembrar o dia, e a lembrança é uma homenagem séria, com muito respeito pelos jovens pilotos que pereceram no acidente e por respeito às suas famílias», disse Jaime Soares, presente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, estendendo também a homenagem à própria FAP, «uma das melhores instituições do país».
O monumento, a localizar numa nova rotunda de Vila Nova de Poiares, é constituído por oito colunas metálicas encimadas com “asas”, representando cada um dos aviadores que perdeu a vida no trágico acidente, o maior da FAP em termos de aviões envolvidos.
A obra é da autoria dos arquitectos da FAP, cabendo à autarquia criar as infra-estruturas necessárias à colocação do monumento.
A inauguração, a ter lugar às 15h00 de domingo, será marcada pelo descerramento de uma placa, altura em que o local será de novo sobrevoado por quatro aviões F-16.
Presentes nestas que são também as cerimónias da Força Aérea, está o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, o general Taveira Martins, bem como outros oficiais generais e instituições representativas do concelho de Vila Nova de Poiares.
À semelhança dos anos anteriores, a data será também assinalada com a já habitual missa de acção de graças e sufrágio pelos mortos da Força Aérea, na Serra do Carvalho, local onde já existe uma capela em honra de Nossa Senhora do Ar e um monumento, ambos construídos pela autarquia de Poiares.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com