quarta-feira, agosto 10, 2005

 

DISCOVERY


O Discovery aterrou ontem na base aérea de Edwards (Califórnia), na conclusão de uma missão de 14 dias, a primeira de um vaivém espacial desde o desastre do Columbia em 2003.
A aterragem em segurança do Discovery, no final de uma viagem de nove milhões de quilómetros no espaço, foi saudada com uma explosão de alegria na NASA.
“O Discovery está em casa”, declarou o controlo da missão, enquanto a comandante da tripulação, Eileen Collins, respondeu que “estamos de regresso”.
A reentrada na atmosfera, a fase crítica do voo, decorreu perfeitamente para os sete astronautas que viajavam a bordo, que tinham no espírito a tragédia que vitimou dois anos e meio antes os colegas do Columbia, quando este se desintegrou 12 minutos antes da aterragem.
O Discovery aterrou às 13H12 (hora de Lisboa) na pista da base aérea de Edwards, no final de um vertiginoso mergulho iniciado uma hora antes, quando a nave se deslocava a 29.000 quilómetros por hora à volta da Terra.
A chegada esteve inicialmente prevista para a Florida, mas o mau tempo na zona do centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, onde o vaivém dispôs de duas oportunidades de aterragem, levou o controlo da missão a optar pela base aérea de Edwards, no deserto californiano de Mojave.
Investigadores portugueses desenvolveram “software” para um sensor de força usado no vaivém Discovery, nomeadamente no braço robotizado que há dias permitiu a saída para o espaço de um dos seus astronautas.
Trata–se de um trabalho feito pelo Laboratório de Robótica Industrial do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra para uma empresa norte-americana que produz sensores de força para a NASA, disse ontem à Lusa o seu responsável, Norberto Pires.
O trabalho de colaboração do Laboratório de Robótica Industrial da Universidade de Coimbra com a empresa californiana (JR3) iniciou–se em 1998 e tem vindo a decorrer e a ser actualizado desde então, tendo como contrapartida o acesso a equipamento e a informação privilegiada dessa empresa, precisou o investigador português.
in Diário de Coimbra


Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com