sexta-feira, agosto 19, 2005

 

GARCIA LORCA


Frederico García Lorca nasceu a 5 de Junho de 1898, em Fuente Vaqueros, aldeia próxima de Granada, primogénito de um abastado proprietário de terras e de uma professora.
A sua infância decorreu num ambiente rural, perto da terra, das fainas agrícolas e das gentes que delas viviam, até que em 1908 foi com a família residir em Granada.
Demonstrando uma grande vocação musical em menino, estudou piano até 1916. Estudou depois Direito na Universidade de Granada até 1923, nunca tendo exercido qualquer actividade relacionada com o curso.
Na primavera de 1919 , García Lorca foi para Madrid e habitou na Residencia de Estudiantes, que tinha como objectivo promover uma cultura laica, em que a ciência e as humanidades se juntavam à literatura e às artes, num projecto de reforma da mentalidade espanhola (por lá passaram outros poetas célebres como, por exemplo, Juan Ramón Jimenez). García Lorca associa-se ao Grupo poético de 1927, em que constam outros nomes como os de Luís Cernuda, Rafael Alberti ou Jorge Guíllen, tendo como base comum um fundo cultural que se refere à influência dos movimentos vanguardistas europeus, começando pelo futurismo e o dadaísmo, evoluindo para a prática de um surrealismo que nunca foi escrita automática, mas um irracionalismo intenso. As suas obras envolviam um protesto total contra sociedade e contra as bases em que esta se achava sustentada.
Em 13 Julho de 1936 o poeta foi de madrid para Granada, para fugir ao ambiente de agitação que aí se vivia após diversos incidentes, entre os quais o assassínio do deputado José Calvo Sovelo, chefe dos monárquicos e das forças conservadoras que queriam derrubar a república. Após diversos incidentes, que demonstraram que a situação era de grande perigo para a família García Lorca, em 9 de Agosto Frederico foi refugiar-se em casa do poeta Luis Rosales, sendo que já havia sido procurado em várias casas pelas autoridades nacionalistas que impunham o terror em Granada. Terá sido a irmã do poeta que, perante a ameaça das autoridades de prender ou executar de imediato o seu pai, revelou a localização de Frederico, supondo-o a salvo por se encontrar em casa de membros importantes da Falange de Granada. Frederico foi preso pelos franquistas na tarde de 16 de Agosto de 1936 e fuzilado na madrugada de 18 seguinte, num campo dos arredores de Granada. O seu corpo nunca foi encontrado.

Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com