quinta-feira, agosto 18, 2005

 

GENGIS KHAN


Grande Matador, Guerreiro Perfeito, Senhor de Tronos e Coroas, Imperador de Todos os Homens – esses foram alguns dos títulos com que passou a História um mongol chamado Temugin, nascido por volta de 1167, e que em seus sessenta anos de vida conseguiu criar um império ocupando metade do mundo.
Mas o nome pelo qual Temugin se tornou realmente famoso é Gengis Khan.
A lenda fez Gengis Khan um déspota sanguinário. Mas se a lenda não é falsa, pelo menos é incompleta: apesar das execuções e massacres que comandou, Gengis Khan deve ser lembrado também pela extraordinária proeza de unificar os mongóis – um povo nomada e antes dividido em dezenas de tribos e clãs.
Quando ele nasceu, as tribos mongóis eram governadas por algumas famílias que de vez em quando conviviam pacificamente, mas em geral dedicavam a maior parte do tempo a combater. Uma tribo sujeitava outra, roubava seus rebanhos e outros bens, incluindo neste as mulheres.E assim foi que, por volta de 1196, a tribo dos Merkitas saqueou o acampamento do clã dos Borgigin e tomou a mulher de um dos seus membros ilustres.
O marido ultrajado resolveu ir à desforra: fez aliança com outra tribo e lançou-se à luta. E venceu, retomou a sua esposa, ganhou muito prestigio e foi nomeado chefe da tribo. Também mudou de nome: de Temugin para Gengis – palavra que significa em idioma mongol antigo, inflexível.
Gengis Khan sentia-se como executor de uma missão divina: “Um único sol no céu, um único soberano na Terra”, costumava dizer sobre si mesmo. Com esse objectivo, transformou a não desprezível força militar dos mongóis num verdadeiro exercito nacional, estruturando-o sob seu comando pessoal. Reuniu os códigos de leis das diferentes tribos numa só constituição, o Jasak. E julgou que era chegada a hora de expansão.Faleceu no dia 18 de Agosto de 1227.

Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com