sexta-feira, agosto 05, 2005

 

NEIL ALDEN ARMSTRONG


Neil Alden Armstrong nasceu em 5 de agosto de 1930 em Wapakoneta, Ohio.
Ele possui um diploma em Engenharia Aeronáutica de Purdue University e mestrado em Engenharia Aeroespacial da University of Southern California.
Armstrong, ao contrário da maior parte dos astronautas da NASA, não é de escala militar; participou na guerra da Coréia como piloto da marinha, realizando 78 vôos até que seu avião foi derrubado durante um combate e salvou-se saltando de pára-quedas.
Entrou na NASA em 1962 como civil; foi piloto-chefe do avião-foguete "X-15" e da missão "Gêminis 8" com a qual se realizou, em março de 1966, a primeira amarração no espaço, apesar do imprevisto acidente técnico que ele, junto com seu colega David Scott afrontou com inteligência e coragem.
O que sucedeu foi que, imediatamente depois da amarração, o "Gêmini 8" e o foguete-alvo "Agena" começaram a girar sobre si por causa de uma avaria num dos motores que regulavam a posição da astronave.
Com manobras precisas Armstrong e Scott conseguiram estabilizar a nave e voltar para a Terra.
De 1949 a 1952, Armstrong era aviador naval.

Depois de deixar o serviço militar, ele tornou-se piloto de testes.
Armstrong era piloto de testes quando foi escolhido para ser membro da equipe de astronautas. Embora ele estivesse na equipe substituta em muitos vôos anteriores, seu primeiro vôo espacial ocorreu em 1966 à bordo da Gemini 8.

Durante este vôo, ele e colega astronauta David Scott realizaram com sucesso o primeiro atracamento no espaço entre dois veículos.
Em julho de 1969, Neil Armstrong foi o comandante da Apollo 11, a primeira tentativa americana de pousar um veículo tripulado na Lua.
Em 20 de julho de 1969 Comandante Armstrong e colega astronauta Edwin Aldrin pousaram com sucesso na superfície lunar.
Assim que Armstrong tornou-se a primeira pessoa a tocar a superfície da Lua, ele disse a inesquecível frase, "É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade".
Ele e Aldrin exploraram a superfície da Lua por 2,5 horas.
Armstrong recebeu a Medalha Presidencial de Liberdade em reconhecimento por suas realizações e suas contribuições ao programa espacial.
Graduado como engenheiro aeronáutico, depois da missão "Apolo 11" Neil Armstrong abandonou a NASA para se converter em professor de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Cincinnati.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com