sábado, agosto 27, 2005

 

PAINEL CERÂMICO


Painel cerâmico na Biblioteca Municipal
São 1500 azulejos que compõem o painel cerâmico da autoria do ceramista Paulo Júlio que pode ser apreciado por quem se dirija à Biblioteca Municipal da Mealhada.
O painel cerâmico, com uma componente escultórica, é tridimensional, incorporando peças com alto relevo, e tem uma dimensão de 6 metros por 2,5 metros. Os tons de azul predominam nesta obra, sobressaindo aqui e ali o amarelo, o laranja e o vermelho, cores que o ceramista usou nas letras, nos “olhos” e na prensa.
A inversão das letras que formam a palavra Mealhada sugere as diferentes leituras que o mesmo texto proporciona a leitores diversos e os “olhos” representados neste painel simbolizam a importância da componente cultural no processo de apreensão do significado das palavras escritas.
Paulo Júlio joga, pois, não só com a componente pessoal que determina o sentido que cada indivíduo atribui a um determinado texto, mas também com os aspectos que distinguem cada povo, cada país, cada língua, e que condicionam a interpretação de dado texto.
A prensa e a arroba, dois outros símbolos que se destacam neste painel, aludem à evolução da escrita, mas também séculos da história e da cultura da Humanidade, que os livros das bibliotecas preservam e nos revelam, quando nos aventuramos na viagem mágica da leitura.
A obra, encomendada pela Câmara Municipal da Mealhada, foi integralmente concebida e executada por este artista da Mealhada, que trabalha em Cerâmica há já cerca de 15 anos.
in " O Moliceiro "
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com