sábado, agosto 06, 2005

 

PONTE 25 DE ABRIL


PONTE SALAZAR . A inauguração da ponte sobre o rio Tejo é, sem dúvida, um dos acontecimentos mais importantes do ano de 1966, e que teve lugar no dia 6 de Agosto.
O sonho de atravessar o rio "longe da água", sobre rodas, estava concretizado.
Quanto ao nome da ponte, Salazar, era uma circunstância cuja época e o poder assim obrigava. Uma ponte que só mais tarde seria rebaptizada para ponte 25 de Abril, precisamente a data que marcou o fim de mais de 40 anos de uma ditadura iniciada pelo próprio Salazar.
Para a operação de transmissão da inauguração da ponte moveram-se, na altura, todos os meios humanos e técnicos possíveis e disponíveis.
As estações de televisão espanhola e francesa deram o seu apoio.
Ao comando da operação estava o realizador Hélder Mendes, que coordenava 12 câmaras - 6 na margem sul, 3 na margem norte, uma num carro que se movimentava na ponte, outra colocada no topo de um dos pilares da ponte e a última num helicóptero, preciosa ajuda da Força Aérea.
A razão do helicóptero foi dada pelas palavras dos organizadores da operação da altura: só do ar se podia dar a noção real da grandiosidade da obra.
Para dirigir e coordenar toda a equipa foi montado, junto ao Cristo-Rei, um Centro Operacional, em tendas do Exército Português. Para essa "régie" de lona convergiram então a imagem das 12 câmaras, o som dos vários microfones, e ali estavam também os equipamentos de ligação ao emissor de Monsanto.
A cerimónia decorreu sem incidentes. Um cortejo automóvel com as altas individualidades do governo atravessou a ponte na primeira travessia oficial, em direcção a Lisboa.
Desde o helicóptero, passando por uma câmara instalada no alto da ponte, até todos os pontos de reportagem, foi feita uma fita magnética com o essencial do acontecimento mediático.
Essa fita foi horas depois enviada para a rede da Eurovisão, e cerca de uma dezena de países puderam então assistir, em diferido, à inauguração da ponte Salazar.
A Espanha foi mais longe, e transmitiu em directo parte da cerimónia, relatada por um comentador que se deslocou ao local propositadamente para aquele evento único.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com