quinta-feira, agosto 18, 2005

 

ROBERT REDFORD


Charles Robert Redford Jr. este é nome completo do astro Robert Redford que sabe despertar suspiros até hoje nas mulheres quando aparece nas telas do cinema.
Nascido na ensolarada Califórnia em Santa Mônica no dia 18 de agosto de 1937, Redford continua o mesmo galã de quando começou sua carreira na década de 70. Loiro, bonito e muito charmoso.
Filho de um contador, Charles Robert Redford, o actor perdeu sua mãe Martha Redford aos 18 anos, mesmo ano em que se formou na Van Nuys High School.
Desde os 10 anos ele adorava pintar e desenhar mas o seu talento era voltado mais para esportes. No mesmo ano da morte de sua mãe mudou-se para a Universidade do Colorado onde entrou para o time de beisebol e foi escolhido o melhor jogador da universidade.
Depois cansou dessa vida de esportista e retornou para Los Angeles de carona. Nessa época Redford viajou pelo país todo e adorava meter-se em confusões. Chegou até a ser preso.
Um belo dia o actor decide desembarcar no velho continente e tentar a sorte como pintor. Em Paris ele leva uma vida de boemia, depois vai para Florença, mas acaba percebendo que realmente pintura não era sua grande arte.
Ao retornar para os Estados Unidos conhece Lola Van Wagenen em uma exposição promovida por ele mesmo em Salt Lake City, e acaba se casando com ela uma semana depois. Os dois tiveram quatro filhos.
Por incentivo dela vai fazer um curso para se tornar cenográfo de teatro, mas um de seus professores lhe disse que para se tornar um bom cenógrafo teria que fazer um curso de actor. Ele inscreve-se na American Academy of Dramatic Art, onde é descoberto por um agente teatral.
Em 1959 Redford estréia nos palcos na peça ''Tall Story''. No mesmo ano consegue um dialógo em ''The Highest Tree''.
Como estava difícil conseguir papéis na Broadway ele volta para a Califórnia e consegue actuar em seriados de TV, como ''Os Intocavéis'', ''Alfred Hitchock Presents'', ''Além da Imaginação'', e westerns como ''O Homem da Virgínia''.
No cinema conseguiu estrear em 1962 em ''Obsessão de Matar,'' mas o galã não conseguiu chamar atenção. Decidido a voltar ao teatro estrela ''Um Domingo em Nova York'', que foi um grande sucesso de público e de crítica e garantiu ao actor estrelar ''Descalços no Parque'', de Neil Simon, outro sucesso que ficou em cartaz durante quatro anos. Mas Redford estrelou apenas oito meses porque foi chamado para um papel no cinema.
Redford rejeitou alguns papéis principais em filmes como ''Caçada Humana'' e ''Willie Boy'' preferendo um papel de coadjuvante por causa de seu modo de pensar.
Aliás ele sempre foi contra o pensamento Hollywoodiano, não gostava que os estúdios o fizessem de galã.
Entre os outros papéis recusados pelo actor está o de protagonista em ''A Primeira Noite de um Homem'', que consagrou Dustin Hofman, e Quem tem Medo de Virginia Woolf.
Em 1965 fez a comédia ''Situação Crítica'', com Alec Guiness, que foi um fracasso totaL. No mesmo ano teve mais sorte com ''À Procura do Destino'', no qual interpreta um homossexual que se casa com Natalie Wood e a abandona na noite de núpcias. O filme foi um escandândalo em alguns países na época.
Quando Redford estava quase alcançando o estrelato decidiu mudar-se para a Europa com a mulher e os filhos onde permaneceu por um ano.
Assim que retornou teve a grande oportunidade de sua vida em ''Butch Cassidy'', actuando ao lado de Paul Newman, no qual ambos fazem o papel de ladrões de bancos. Redford adorou fazer o personagem Sundance Kid, por ser uma pernonalidade muito parecida com a dele, o quer rendeu ao actor o prêmio pela British Film Academy.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com