sexta-feira, agosto 05, 2005

 

SIR ALEC GUINNESS


Considerado um dos maiores actores do século, Alec Guinness tem uma impecável carreira teatral e cinematográfica, caracterizada por interpretações subtis e de impressionante versatilidade.
Guinness iniciou sua vida profissional como redactor publicitário, mas em meados da década de 30, começou a estudar representação no estúdio Fay Compton de Arte Dramática, e logo estava interpretando Shakespeare, Shaw e Chekhov, no mítico teatro Old Vic.
Nessa época, ele foi o actor principal de peças como ''Hamlet'' e ''Romeu e Julieta'', além de participar como extra do filme''Sempre Viva'' (1934).
Durante a Segunda Guerra Mundial, Guinness esteve com a Marinha, e com excepção de uma apresentação com caráter de propaganda, só voltou a actuar em 1946, quando deu início a uma admirável filmografia.
Seus dois primeiros filmes não podiam ser melhores; adaptações de Charles Dickens (''Grandes Esperanças'' e ''Oliver Twist'') sob a direcção de David Lean, para quem trabalharia outras quatro vezes.Em 1949, Guiness pôde demonstrar toda sua qualidade camaleônica em ''As Oito Vítimas'', no qual viveu oito personagens!
O filme foi ainda o primeiro de uma série de comédias clássicas do estúdio Ealing, que ainda inclui ''O Mistério da Torre'' (1951), trabalho que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Actor.
''As Aventuras do Padre Brown'' (1954) e ''Maluco Genial'' (1958), pelo qual Guinness foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, também foram destaques da década de 50, mas seu papel mais importante do período foi o coronel de ''A Ponte do Rio Kwai'' (1957).
Dirigido por David Lean, este premiadíssimo drama de guerra rendeu ao actor o Oscar, o Globo de Ouro e o Prêmio da Academia Britânica.
Em 59, Guinness recebeu o título de Sir da Rainha, e ao entrar nos anos 60, já era uma estrela de proporções internacionais. Seus filmes subsequentes incluem ''Glória Sem Mácula'', ''Lawrence da Arábia'', ''A Queda do Império Romano'', ''Doutor Jivago'' e ''Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança'' (1977), no qual viveu Obi Wan Kenobi, guardião da ''Força'' e mentor de Luke Skywalker.
Por este famoso papel (que repetiu nos dois filmes seguintes da série), Guinness foi até indicado ao Oscar de Coadjuvante, mas hoje sabe-se que ele odiou participar do filme.
Menos activo nos anos 80 e 90, ele foi o espião George Smiley em duas mini-séries de TV, recebeu outra indicação de Melhor Coadjuvante por ''Little Dorrit'' (1988, outra adaptação de Dickens), e esteve no elenco de ''Kafka'' (1991).
Em 1980, o actor foi homenageado com um Oscar honorário ''por aprimorar a arte da representação cinematográfica através de grande quantidade de actuações memoráveis e ilustres''.
Alec Guinness escreveu duas autobiografias, e foi casado com a atriz Merula Salaman desde 1938.O filho do casal, Matthew Guinness, também é actor.
Guiness faleceu dia 5 de agosto de 2000.
Posted by Picasa

Comentários:
Não fique triste!!!
Ele já tem um substituto...
Carlos Melão, o homem mais versátio da Pampilhosa!!!
 
Carlos Melão ? ? ? ? ? ? ? ?
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com