quarta-feira, setembro 21, 2005

 

EDUARDO II


Eduardo II de Inglaterra nascido a 25 de Abril de 1284 e assassinado a 21 de Setembro de 1327, foi Rei de Inglaterra de 1307, sucedendo ao pai, a Janeiro de 1327, quando foi obrigado a abdicar para Eduardo III.
Era o filho mais novo de Eduardo I de Inglaterra e de Leonor da Provença e nasceu no Castelo de Caernarfon no País de Gales.
Foi também o primeiro Príncipe de Gales, a partir de 1301.
Eduardo tornou-se herdeiro da coroa com poucos meses de vida, devido à morte ainda na infância do seu irmão mais velho, Afonso. Desde cedo Eduardo I tentou educá-lo para governar, com particular atenção aos aspectos militares.

O príncipe participou em várias das campanhas contra os escoceses mas para desgosto do pai, desenvolveu o que os historiadores contemporâneos descrevem como uma personalidade fútil e extravagante.
Eduardo I atribuiu os defeitos à má influência do amigo íntimo do filho, Piers Gaveston, e exilou-o para a sua Gasconha natal.
Em Julho de 1307, torna-se no rei Eduardo II com a morte do pai durante a campanha. A sua primeira atitude foi chamar Gaveston de novo à corte, mas depois pouco fez. Eduardo não era um homem dado à governação, preferindo os divertimentos da corte e as caçadas.

Talvez devido à forte personalidade do pai, que o controlou sempre, tinha pouca confiança em si próprio e era muito permeável a influência e manipulação externa.
A 25 de Janeiro de 1308, casou com a princesa Isabel de França, filha do rei Filipe IV.
Foi uma união condenada ao fracasso, visto que Isabel depressa foi ignorada pelo marido, quase de certeza homossexual, que preferia a companhia dos seus amigos.
Apesar disso, tiveram quatro filhos.
Abandonado pelos seus partidários Eduardo II fugiu da capital e refugiou-se no Castelo de Glamorgan, propriedade dos Despenser.

Isabel seguiu-o e tomou o castelo, excutando Hugh le Despenser pai e filho, sem contemplações. Eduardo ainda tentou fugir à mulher, mas foi capturado pouco depois e encarcerado em Kenilworth.
Em 25 de Janeiro de 1327, o Parlamento reunido em Westminster obrigou-o a abdicar para o filho de 15 anos.
Isabel de França tornou-se então regente de França, em parceria com Roger Mortimer. Mas o seu estatuto era periclitante com Eduardo II ainda vivo.

Em resultado, a rainha mandou matar o marido, entretanto preso no Castelo de Berkeley, em Setembro do mesmo ano.
Mais tarde, Eduardo III mandou erigir-lhe uma sepultura na Catedral de Gloucester.

Post by Picasa




Comentários:
Estes ingleses...nunca foram de fiar... eheh

Abraço e boa semana :)
 
tem razão a menina marota...
 
Gosto destas resenhas históricas.
Vai sendo um hábito ir passando por cá.
 
eu é que agradeço a visita
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com