sábado, setembro 03, 2005

 

FRANK CAPRA


Frank Capra nasceu na ilha de Sicília no ano de 1897 e faleceu no dia 3 de Setembro de 1991. Quando tinha seis anos de idade, sua família mudou-se para os Estados Unidos.
Pobre, Capra passou sua juventude vendendo jornais na rua. Seu talento para a comédia fez com que entrasse na Columbia.
Inicialmente, ele escreveu os diálogos que iam nos intertítulos dos filmes produzidos por Mack Sennett e Hal Roach, os reis da comédia muda.
Em pouco tempo, Capra foi promovido a director.
O talento de Capra é tanto que seu segundo filme - O Homem Forte - já é uma pequena obra-prima. Entre 1923 e 1933, Capra trabalhou incessantemente para a Columbia, fazendo um pouco de tudo - comédias, aventuras, policias e até melodramas.
Em 1934, o sucesso de público e crítica de Aconteceu Naquela Noite deu outro rumo à carreira de Capra. Ele tornou-se o principal nome da Columbia, então uma minor (pequena produtora). Não era para menos.
Os Estados Unidos passava pela forte depressão econômica decorrente da Crise de 29.
Era o momento certo para as positivas comédias sociais de Capra, que funcionavam como uma optimista válvula de escape para as agruras do quotidiano.
Tanto que, até seu derradeiro filme em 1961, Capra não abandonaria o gênero.
Dentre suas fábulas sociais, destacam-se as obras-primas Do Mundo Nada se Leva, A Mulher Faz o Homem e A Felicidade Não Se Compra.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com