sexta-feira, setembro 02, 2005

 

HO CHI MINH


Revolucionário e estadista viatnamita Nguyen Sinh Cung nasceu no dia 19 de maio de 1890, em Kiem Lan, província de Nghé An e somente mais tarde seria mundialmente conhecido como Ho Chi Minh ("aquele que ilumina").
Em 1911 começa a trabalhar como cozinheiro num navio francês, em que visita o mundo todo. Instala-se em Londres em 1915 e dois anos depois se fixa na França, onde vive como jardineiro e garçon. Envolve-se com os movimentos socialistas franceses e, em 1920, ajuda a fundar o Partido Comunista Francês.
Em 1923 vai para Moscovo estudar tácticas de guerrilha e entra para o Comintern, braço internacional do Partido Comunista russo. Dois anos depois, é enviado para a China, país de que é expulso em 1927. Vive em vários países até chegar a Hong Kong, de onde dirige o movimento anti-imperialista na Indochina, dominada pela França desde 1854. Preso pelos ingleses em 1930, consegue escapar e refugia-se em Moscovo.
Em 1941 funda a Liga pela Independência (Vietminh), para lutar contra os franceses. Durante a II Guerra Mundial utiliza a guerrilha no combate aos japoneses, invasores da Indochina. Ao fim do conflito, forma um Estado independente ao norte da região, o Vietnam. A França contra-ataca e a Guerra da Indochina só termina em 1954, com a vitória do Vietminh.
O país é dividido em dois. Ho Chi Minh, presidente do Vietnam do Norte, treina e aparelha as forças da Frente de Libertação Nacional do Vietnam do Sul (Vietcong), que visam reunificar o país, o que leva à Guerra do Vietnam. Morre em Hanói em 2 de setembro de 1969.
Em 30 de abril de 1975 um tanque norte-vietnamita entrou no palácio presidencial do regime sul-vietnamita, apoiado pelos Estados Unidos, encerrando mais de dez anos de sangrento conflito.
Saigon, antiga capital do Vietnam do Sul, foi rebatizada posteriormente com o nome de Ho Chi Minh.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com