sexta-feira, setembro 30, 2005

 

JAMES DEAN


James Byron Dean, nascido a 8 de Fevereiro de 1931 em Marion, Indiana, faleceu a 30 de Setembro de 1955, na California, USA, vítima de acidente de viação. que interrompeu sua carreira no auge e o transformou em mito cultuado ainda hoje.
Filho de um dentista, perdeu a mãe aos sete anos.
Cresceu numa fazenda de Iowa e após concluir o secundário foi para Los Angeles, onde estudou no Santa Monica Junior College e na UCLA.
Como actor, integrou o grupo teatral de James Whitmore (veterano que reapareceu em "Um Sonho de Liberdade", como o bibliotecário da penitenciária Shawshank) e fez pontas em quatro filmes, entre eles "Baionetas Caladas" (1951), de Samuel Fuller, e "Sinfonia Prateada" (1952), de Douglas Sirk.
Foi em Nova York, no entanto, que sua carreira decolou: assistiu a aulas no lendário Actors Studio, fez pontas na TV e duas peças na Broadway.
A segunda, "The Immoralist" (1954), lhe valeu um teste na Warner.Pouco tempo depois, já era um ídolo em todo o país. Estrelou os filmes: "Juventude Transviada" (1955), "Vidas Amargas" (1955) e "Assim Caminha a Humanidade" (1956).
Os dois últimos lhe renderam indicações póstumas ao Oscar de melhor actor.
Em 30 de Setembro de 1955 quando dirigia seu Porsche rumo a Salinas, onde participaria de uma corrida, sofreu um acidente fatal que lhe tirou a vida.
Inúmeros livros e filmes - como "O Espírito de James Dean" (1978), de James Bridges, e "James Dean, o Mito Sobrevive" (1982), de Robert Altman - dedicaram-se nas últimas décadas a analisar a personalidade do actor e o impacto de sua morte sobre milhões de fãs.

Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com