quinta-feira, setembro 08, 2005

 

LA FONTAINE


De uma importante família da província de onde nasceu, La Fontaine entrou no seminário em 1641, mas logo perdeu o interesse pela carreira religiosa, abandonando-a no ano seguinte.
Em 1647 casou-se com uma jovem de catorze anos, separando-se pouco tempo depois. Foi então para Paris, onde iniciou carreira literária, publicando epigramas e baladas.
Em 1654 traduziu o "Eunuco", do escritor latino Terêncio. Depois desse trabalho, sua primeira obra importante foi um livro de "Contos", aparecido em 1664.
Na época formou-se o grupo conhecido como "O Quarteto da Rue du Vieux Colombier",do qual faziam parte La Fontaine, Racine, Boileau e Molière.
Entre 1664 e 1674 terminou quase todos os seus contos e fábulas; além disso publicou o romance "Psiquê", o poema "Saint-Malo", a comédia mitológica "Climene", e ainda sonetos, baladas, odes e traduções de versos latinos.
Candidato à Academia em 1682, teve sua proposta aceita no ano seguinte. Sucedeu naquela instituição ao político e financista Colbert, que sempre fôra seu inimigo.
Para comemorar o ingresso na Academia, La Fontaine apresentou aos amigos o primeiro de seus "Discursos a Madame de La Sablière", obra onde fez uma profunda auto-análise.
Em 1692, bastante doente, decidiu aproximar-se novamente da religião, chegando mesmo a pensar em escrever uma obra sobre a fé.
É dele a frase: Vou-me valer dos animais para educar os homens.
Posted by Picasa

Comentários:
Sem duvida que às vezes aprendemos mais com os animais do que com certas pessoas...infelizmente!!
 
não duvides...
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com