sexta-feira, setembro 09, 2005

 

LEON TOLSTÓI


Lev Nikoláievich Tolstói nasceu em 9 de setembro de 1828, na província de Tula, a leste de Moscovo. Filho de uma família aristocrata, perdeu a mãe aos dois anos e o pai aos nove, sendo criado por parentes até 1844, quando ingressou na Universidade de Kazan.Insatisfeito com o ensino da Universidade retorna à sua cidade natal em 1847 sem concluir a graduação, decidido a administrar sua propriedade e a conduzir sua própria educação. Depois de uma frustrada tentativa de melhorar as condições de vida de seus servos, enfrentando a oposição da família, se entrega ao convívio com a alta sociedade de Moscou, arruinando-se com jogo e mulheres.
Em 1851, junta-se ao irmão e alista-se no Exército, servindo na Guerra do Cáucaso e da Criméia, como tenente. A experiência nos combates provoca-lhe um grande choque, motivo pelo qual Tolstoi adere ao pacifismo. Entre 1852 e 1856 escreve três obras autobiográficas – Meninice (1852), Adolescência (1854) e Juventude (1856) - nas quais retrata, sem retórica pesada ou sentimentalismo barato, lembranças e problemas psicológicos que costumam ser comuns a maioria dos jovens.
Em Contos de Sebastopol (1856) reúne três histórias baseadas na Guerra da Criméia, onde expõe a realidade cruel da guerra e desqualifica o suposto heroísmo dos comandantes militares contrastando-os com a valentia dos soldados rasos. Depois de passar três anos viajando pela Alemanha, França, Suíça e Itália, retorna à Rússia em 1861, casa-se com Sofia Bers, vinda de uma culta e abastada família de Moscou, dezessete anos mais nova que ele.
Recolheu-se com a mulher à sua propriedade, onde empreende obras assistenciais e funda escolas para seus servos, aplicando métodos educativos extremamente avançados para sua época. Durante um período de 15 anos, experimenta a prosperidade na administração de sua propriedade, tem 13 filhos com sua esposa e escreve suas duas principais novelas, Guerra e Paz (1869) e Ana Karenina (1877).
Guerra e Paz é uma obra monumental, onde Tolstoi descreve mais de 500 personagens diferentes, perfeitamente definidas por descrições físicas e profundas análises psicológicas, retratando a época da invasão napoleônica de 1812, descrevendo as principais personagens históricas através da história de cinco famílias aristocráticas.
Em Ana Karerina, considerada umas das principais novelas psicológicas da literatura moderna, emprega os mesmos métodos realistas de suas primeiras obras, porém apresenta, além de um amadurecimento artístico maior, uma o início de uma tendência pessimista: a personagem principal não consegue resolver seus conflitos internos.Cada vez mais atormentado por crises existenciais, em 1880 se convence de que uma força inerente ao homem o permitia discernir entre o Bem e o Mal, principio este que passaria a nortear sua vida.
Cada vez mais atormentado pelas contradições provocadas pelo desenvolvimento de seus critérios morais e pelo conflito com sua mulher, que não admitia de desfazer de suas posses, Tolstói decide, aos 82 anos, fugir de sua casa durante a noite, acompanhado de seu médico e sua filha mais nova.
Contudo, morre vítima de uma pneumonia dois dias depois, em 20 de novembro de 1910, na estação ferroviária de Astapovo.
É considerado um dos grandes escritores da literatura russa do século XIX, com uma grande influência política, principalmente no desenvolvimento do pensamento anarquista, sendo considerado pelos próprios anarquistas, um cristão libertário.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com