sexta-feira, setembro 16, 2005

 

MICKEY ROURKE


Antes de dedicar suas energias ao Actor's Studio ade Nova York e se tornar um actor, Mickey Rourke queria ser um jogador de beisebol profissional e lutador de box. Rourke se lançou na carreira de actor com pequenos papeis em Heaven's Gate (1981) antes de chamar a atenção em Body Heat (1981) e Diner (1982).
Seguiu-se um papel admirável em Rumble Fish (1983) e The Pope of Greenwich Village (1984), e então teve uma performance cheia de bravura como o capitão de policia determinado Stanley White em Year of the Dragon (1985).
Quando o filme foi arrasado pelos críticos, Rourke defendeu o director Michael Cimino e se recusou a dar entrevistas aos críticos.
Ganhou imediatamente uma reputação de perfeccionista, concordando apenas em trabalhar com directores ou em projectos que estivessem de acordo com seus padrões. Suas performances de 1987, em Angel Heart, A Prayer for the Dying e Barfly foram um atestado dessa postura, mas seus papeis principais no infame 9 1/2 Weeks (1986) e Wild Orchid (1990) deram a ele uma ‘camada de lixo europeu’ que apenas aumentou com seu temperamento e natureza de estilo próprio.
Essas qualidades, contudo, embora tenham envenenado sua carreira nos EUA não fizeram nada para sua reputação na França, onde sempre foi querido. Do final dos anos 80 e ao longo da década de 90 a carreira desse actor desiludido, com potencial de ser um Robert De Niro, sofreu uma queda violenta. Ele escreveu, produziu e estrelou Homeboy (1988), um filme sobre um lutador premiado, mas que quase tem uma morte cerebral.
O filme não teve lançamento nos cinemas, e foi directo para o vídeo. A conexão masoquista entre esse filme e sua subseqüente “nova carreira” como um lutador de boxe foi inegável, embora continuasse a aparecer esporadicamente em filmes menores e em papeis coadjuvantes.
Em 1997 Rourke reprisou seu papel de sexual sádico em Another 9 1/2 Weeks, um remake virtual do original, apenas sem a presença redentora de Kim Basinger.
Embora a carreira de Rourke se consistiu principalmente de filmes ‘directo-para-o-vídeo’, ele teve amigos o suficiente e respeito entre seus pares para fazer aparições ocasionais em filmes de alto orçamento.
Em 1997 teve um pequeno papel na adaptação de Francis Ford Coppola da novela de John Grisham, The Rainmaker.
No ano seguinte Vincent Gallo, fanático por Rourke, o colocou como o cara mau em sua estréia como director, Buffalo '66.
Rourke mostrou flashes de seu antigo brilho no filme de Steve Buscemi, Animal Factory (2000), e foi uma das participações especiais impressivas no filme de Sean Penn, The Pledge.
Rourke também teve um dos papeis mais importantes em uma estréia de Hollywood importante, no filme de Robert Rodriguez, o terceiro sobre os Mariachi, em Once Upon a Time in Mexico (2003).
Casou-se com Debra Feuer, actriz de quem se divorciou para se casar novamente com Carre Otis em 1992 de quem também se divorciou no ano seguinte.

Nasceu no dia 16 de Setembro de 1950, nos Estados Unidos da America.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com