sexta-feira, setembro 23, 2005
PASTILHA ELÁSTICA

A árvore Sapota, ou Sapoti, também produz uma fruta comestível do tamanho de uma ameixa, com uma polpa castanha translúcida.
O chiclete é extraído dessa árvore do mesmo modo que o látex da borracha, ou seja, são feitos com um canivete, uma série de cortes em "V" no seu tronco, um acima do outro mas alinhados por um corte ao prumo ( os cortes anteriores já cicatrizados são escarificados ).
A árvore exuda por estes cortes pequenas gotas de seiva que descem pelos cortes e se depositam em pequenos recipientes fixados no tronco, logo abaixo.
O "Chiclero" faz esta sangria numa porção de árvores pela manhã, fixando nelas os recipientes, que à tarde recolhe, reunindo a seiva bruta.
A seiva já densa pela oxidação é então filtrada e depois fervida para alcançar a densidades correcta.
Actualmente há outras formas de se produzir artificialmente o chiclete, a partir da seiva de outras árvores e até mesmo a partir de derivado de petróleo, e às respectivas massas então são adicionados corantes, fragrâncias e essências de sabor.
O hábito de mascar chiclete remonta à cultura pré-colombiana dos asetecas e maias e os colonos europeus logo o adquiriram em virtude do agradável sabor e aroma característicos e do alto grau de acúcar que a seiva contém.
Foi introduzida no mercado no dia 23 de Setembro de 1848.
Posted by Picasa