sábado, setembro 24, 2005

 

PEDRO ALMODOVAR


Pedro Almodóvar Caballero nascido a 24.09.1951 em Espanha na cidade de Calzada de Calatrava, embora ainda não tenha a reputação de Luis Buñuel, já é considerado internacionalmente, um dos três maiores representantes do cinema espanhol (o outro é Carlos Saura).
Almodóvar passou a infância, e grande parte da adolescência, numa região muito pobre, e seu trabalho como vendedor de um mercado de pulgas madrilenho (mudou-se para a capital em 1968), ainda o impossibilitava financeiramente de estudar cinema. Outro obstáculo nessa época, era o regime ditatorial de Franco, que fechou às escolas do ramo.
Antes de se começar a destacar como cineasta em meados dos anos 80, Almodóvar foi funcionário de uma companhia telefônica, cartoonista, actor de teatro avant-garde e cantor de uma banda de rock, da qual participava travestido.
Desde 1974 fazendo filmes amadores (produzidos em Super 8), Almodóvar começou a deixar sua marca com ''Dark Habits'' (1984), a história de freiras delinquentes.

A filmografia que se seguiu, é vista como uma mistura kitsch de comédia e melodrama, com recorrente abordagem das várias facetas da sexualidade (o diretor é assumidamente homossexual).
O cinema original, extravagante e ousado de Pedro Almodóvar, tem ainda forte componente autobiográfico; - ''Toda minha vida está em meus filmes'' ele disse uma vez.
Seu primeiro grande sucesso mundial foi o ótimo ''Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos'' (1988), que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, teve seu roteiro (escrito por Almodóvar) premiado no Festival de Veneza, e projectou o actor Antonio Banderas.
Com ''Tudo Sobre Minha Mãe'' (1999) ele solidificou seu prestígio; a produção (que entre outras coisas, mostra um jovem tentando descobrir a identidade de seu pai), ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Seu filme seguinte, ''Fale com Ela'', foi igualmente bem-recebido, embora deixe de lado a temática feminina e aborde o universo do homens.
A história gira em torno da amizade de dois homens apaixonados por mulheres em coma - uma bailarina e uma toureira.
Almodóvar desenvolve paralelamente ao cinema, uma carreira de escritor, já tendo publicado contos, artigos e o livro ''Fuego en Las Entrañas''.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com