quinta-feira, setembro 22, 2005

 

SANTO DO DIA




Santo Maurício

O martírio de Maurício, Exupério, Cândido e todos os seus co-milicianos cristãos, na primeira versão do martírio é tirada da Paixão dos mártires, escrita pelo Bispo de Lião, Euquério, em 450. Segundo esta narração, Maurício Hércules, associado ao governo em 286, como colega do imperador Diocleciano, transferira com outras tropas do Egipto à Gália para barrar a difusão do cristianismo.
Chegados a Agaunum (actual São Maurice, no Valese), junto a Martigny, Mauricio e companheiros não quiseram prosseguir por razão muito compreensível.
Maximiliano, após ter aplicado aos revoltosos humilhante flagelação pública, por dizimação, não tendo conseguido dobrar-lhes a obediência, fez decapitar a legião toda (milhares de soldados; segundo a paixão, talvez seis mil, é mais provável que tenha sido uma coorte).
Não obstante o juízo contrastante dos estudiosos sobre a Paixão escrita pelo bispo Euquério, existem testemunhos muito antigos do culto dos mártires de Adaunum, onde as escavações efetuadas em 1893 descobriram os restos de uma basílica primitiva do século IV.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com