sábado, setembro 24, 2005

 

SANTO DO DIA




S. Pedro Nolasco

Nasceu na região francesa de Languedoc, no ano de 1189, de família nobre, ficou órfão de pai aos quinze anos, foi então que iniciou sua caminhada seguindo Simão de Montfort en cruzada contra os albigenses. Em luta contra guerreiros hereges, cai o rei de Aragão, Pedro II deixando seu primogênito e herdeiro do trono, Tiago com apenas seis anos de idade.
Pedro Nolasco teve a incumbência de Mestre e tutor do futuro rei de Aragão, dado-lhe uma educação religiosa, com muito devoção mariana.
Neste periodo Pedro Nolasco trabalhando para o resgate dos cristãos, caídos nas mãos dos mouros, teve a visão de Nossa Senhora. Assim, nasceu a ordem religiosa dos Mercedários, assim chamados porque, particularmente devotos de Nossa Senhora, a honram sob o título de Santa Maria da Misericórfia, ou das Mercês dos escravos.
A regra que eles seguiam refigida sob a direcção de São Raimundo de Penafort, os obriga a quarto voto: a oferecer-se como escravo dos muçulmanos, quando necessário, para livrar um cristão. Pedro também arriscava a própria vida, pagando com sofrimentos, torturas e prisões para conseguir pregar o Evangelho aos infiéis.
Na noite entre 1 e 2 de agosto do ano 1218, em Barcelona, Nossa Senhora teria aparecido a Pedro Nolasco, um jovem de vinte e nove anos, para convidá-lo a fundar uma Ordem religiosa com o fim principal de resgatar os prisioneiros.
A primeira imagem de Nossa Senhora que tocou o solo americano foi a da Virgem das Mercês, pintada por ordem de Isabel, a Católica, e doada aos mercedários que partiam em missão para São Domingos.
A festa de hoje é dedicada à Virgem das Mercês, enquanto a memória de São Pedro Nolasco é lembrada no Martirológio Romano a 31 de janeiro.
São Pedro Nolasco morreu no dia de Natal do ano de 1258, murmurando as palavras do salmo: " O Senhor remiu o seu povo."
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com