quinta-feira, setembro 29, 2005

 

SILVIO BERLUSCONI


Silvio Berlusconi, líder absoluto da coalizão italiana de centro-direita, a Casa das Liberdades, nasceu em Milão em 1936. A revista Forbes o declarou o 15° homem mais rico do mundo, com uma fortuna pessoal de US$ 13 bilhões.
Casado duas vezes, tem cinco filhos.Formado em direito com uma tese sobre publicidade, nunca exerceu sua profissão.
Foi crooner de transatlântico - sua canção preferida era Ne me quitte pas - e caixeiro viajante.Entrou no negócio que o tornou rico, o de empresas de construção, aos 23 anos, edificando dois grandes conjuntos residenciais nos arredores de Milão.
Comprou seu primeiro canal de televisão em 1974.Em pouco tempo, expandiu o seu domínio no sector das TVs privadas com a criação do grupo Mediaset, dono dos três principais canais comerciais do país.
Seu controle da mídia se completou com a compra do diário Il Giornale de Milão - que foi obrigado a vender para seu irmão Paolo -, da maioria das acções da Mondadori, a maior editora italiana, e de um dos mais antigos e gloriosos clubes de futebol do país, o Milan.
Tudo isso foi gerenciado pela holding Fininvest, criada em 1975.A parte brilhante e bem-sucedida da biografia financeira de Berlusconi tem um revés importante, traçado nos processos por associação mafiosa, lavagem de dinheiro sujo, evasão fiscal, participação em homicídio e corrupção que ele vem enfrentando nos últimos 10 anos.
Segundo vários analistas e na versão de muitos ex-amigos e conselheiros, a decisão de entrar na política e criar o seu partido, Forza Italia, nasce dos seus apuros com a Justiça.
Os juízes começaram a investigar a ascenção de Berlusconi nos últimos anos de poder e glória do seu grande amigo e ex-presidente do Conselho italiano, o socialista Bettino Craxi, que morreu no exílio para escapar da prisão por corrupção.
Forza Italia, com o apoio decisivo da televisão num país em que cada cidadão assiste a 4 horas de programas diariamente, ganhou as eleições de 1994, perdeu as de 1996 e agora prepara a sua revanche.Berlusconi foi condenado duas vezes: a primeira por financiamento ilegal de partidos e, na segunda vez, por corrupção de inspetores fiscais.Nos dois casos foi absolvido pelo tribunal de recursos.Em quatro processos foi absolvido por prescrição do crime.Tem problemas judiciais também na Espanha por fraude fiscal na compra do canal de televisão Tele Cinco.
Nasceu a 29 de Setembro de 1936.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com