quinta-feira, setembro 15, 2005

 

TOMMY LEE JONES


Tommy Lee Jones nas ceu no dia 15 de Setembro de 1946 em San Saba, Texas, nos Estados Unidos.
Nascido em San Saba, pertence à 18ª geração de uma família de texanos. Fiel à tradição, começou a trabalhar em campos de petróleo.
Na Harvard University, dividia o quarto com o actual vice-presidente dos EUA, Al Gore. Campeão de pólo, estreou no teatro em "A Patriot for Me" (69) e no cinema em "Love Story" (70).
Foi um dos mais activos coadjuvantes do cinema norte-americano na década de 70, estabelecendo uma reputação que lhe daria a chance de interpretar o assassino Gary Gilmore em "A Canção do Carrasco" (83), adaptação para a TV do best-seller de Norman Mailer:
o papel lhe valeu o Emmy de melhor actor.
Foi só na década de 90, entretanto, que alcançou a consagração no cinema, com o Oscar e o Globo de Ouro de melhor actor coadjuvante por "O Fugitivo" (93).
Dois anos antes, já havia sido indicado para o Oscar na mesma categoria por "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar", de Oliver Stone, no papel do empresário gay Clay Shaw.
Stone o chamaria também para estrelar "Entre o Céu e a Terra" (93) e para outro marcante papel secundário em "Assassinos por Natureza" (94).
Jones estreou na direcção com o telefilme "The Good Old Boys" (95), um faroeste produzido para a TNT e também estrelado por ele.
Divorciado de Katherine Lardner, é casado com Kimberlea Gayle Cloughley.

Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com