quinta-feira, setembro 15, 2005

 

WILLY MESSERSCHMITT


O Messerschmitt Me 262 foi o primeiro avião a jacto a entrar em operação no mundo. Além de possuir a potência dos turbojactos, ele também apresentava muitos avanços em seu desenho revolucionário.
Embora visto como uma das últimas super-armas alemãs da Segunda Guerra Mundial, o M 262 começou a ser projectado antes do início do conflito.
Mesmo tendo entrado em operação tardiamente e nunca disponível em quantidade suficiente e necessária, ele foi efectivamente empregado pela Luftwaffe numa variedade de missões tais como: caças diurnos, caças-bombardeiros, reconhecimento e caças noturnos, provando ser uma máquina de guerra formidável, numa fase onde a velocidade era a principal característica exigida para um caça, porém não chegando a ter uma influência decisiva no término da guerra.
O projecto do revolucionário Me 262 teve inicio no Outono de 1938 e recebeu a designação P.1065.

Na realidade, ele começou a ser desenvolvido não como um avião para o qual fosse necessário projectar um novo tipo de motor, mas um avião que fosse capaz de utilizar duas turbinas P.3302 de 585 kp que estavam em desenvolvimento na BMW e na Junkers.
O desenho coube ao Dr. Woldemar, que desde os primeiros esboços sempre encarou o aparelho como um caça, embora o RLM não o tivesse mencionado nas suas especificações originais.
Em Março de 1940, a Messersschmitt recebia formalmente o pedido para construir quatro P.1065, então renomeado Me 262.
A combinação de um excelente desenho e momentos de profunda inspiração, aliados a um lance casual do destino, resultou num projecto harmonioso, um aparelho de vanguarda que decididamente revolucionou e expandiu as fronteiras do conhecimento aeronáutico.

Um exemplo disto são suas asas, cujas curvas características (enflechadas), tornaram-se a tendência mundial das décadas futuras.
O F-86 Sabre (norte-americano) e o MiG-15 (soviético), que combateram na "Guerra da Coréia" e serviram na Força Aérea de seus países até quase o final dos anos cinqüenta, tiveram seus projectos baseados nos alemães, mais precisamente no Messer-schmitt P.1101 e no FockeWulf Ta 183 respectivamente e são provas reais disso.
As asas enflechadas do Me 262 surgiram algum tempo depois de iniciado o projecto.

Embora isto tivesse acontecido por acaso - um redesenho da fuselagem tinha forçado o deslocamento do centro de gravidade mais para trás do que fora inicialmente previsto (um dos primeiros desenhos mostrava os motores montados nas junções das asas com a fuselagem), e as asas tiveram que ser inclinadas ligeiramente para trás para compensar este deslocamento; só mais tarde é que se descobriu que isso tinha fortuitamente melhorado o comportamento aerodinâmico do aparelho.
A construção dos protótipos dos novos motores a reação estava planeada para finais de 1939 sofreu diversos atrasos e só um ano mais tarde é que seria entregue a primeira turbina, mas que se constatou ser capaz de um realizar apenas metade da potência esperada.

Só em Novembro de 1941 é que seriam entregues as primeiras turbinas BMW 003 (o novo nome das P. 3302). Algum tempo depois, a Junkers completaria os ensaios nas suas turbinas Jumo 004, capazes então de 900 kp.
O primeiro vôo experimental ocorreu em 04.04.1941 com o Me 262 V1 (PC+UA) que usava um motor convencional Junkers Jumo 210 de 690 hp, pois o planeado turbojato BMW 003 não estava pronto na época.

Foram realizados apenas testes aerodinâmicos e na estrutura da aeronave. Em 25.03.1942, num vôo experimental com propulsão mista, o PC+UA comandado pelo piloto de testes Fritz Wendel decolou com um motor a hélice Jumo 210 no nariz, mais as duas turbinas BMW 003 nas asas. Pouco depois da descolagem, as turbinas falharam, uma após a outra e Wendel viu-se em grandes dificuldades para aterrar em segurança no aeródromo de Augsburg.
O Me 262 V1 fez seu primeiro vôo com propulsão totalmente a jacto em 02.03.1943. Uma segunda fase de vôos experimentais seria iniciada empregando apenas as turbinas Jumo 004 (Me 262 V3) e em 18.07.1943 o quinto protótipo produzido (Me 262 V5) voaria com roda na biquilha.

No dia 23.07.1943 o caça seria apre-sentado a Hermann Göring e em 26.11.1943 ao próprio Adolf Hitler. Seria nesta última apresentação que ocorreria a decisão que viria atrasar todo o desenvolvimento do projecto e a sua entrada em produção.
Com efeito, Hitler impressionado com as características do avião e convencido da absoluta necessidade de encontrar um sucessor para o estafado bombardeiro de mergulho Ju 87 Stuka insistiu que o Me 262 fosse transformado num bombardeiro.
Esta decisão atrasaria durante um ano a entrada em acção do avião e certamente contribuiu para que a derrota alemã chegasse mais cedo.
Foi construido o primeiro avião deste modelo por Willy Messerschmitt que viria, lógicamente a ser o seu padrinho e faleceu no dia 15 de Setembro de 1973.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com