sábado, outubro 01, 2005

 

AMNISTIA INTERNACIONAL


"A Amnistia Internacional nasceu em 1 de Outubro de 1961 e a sua criação teve origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que era referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado «Viva a Liberdade!» na via pública.
O advogado britânico Peter Benenson lançou então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.
Um mês após a publicação do apelo, Benenson já havia recebido mais de mil ofertas de ajuda para coligir informações sobre casos, divulgá-las e entrar em contacto com governos.

Dez meses passados, representantes de cinco países estabeleciam as bases de um movimento internacional.
O primeiro presidente do Comité Executivo Internacional da organização (1963 a 1974) foi Sean MacBride, laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1974."
"A Amnistia Internacional tem membros activos espalhados por todo o mundo. Conta com mais de 1.300.000 membros, assinantes e simpatizantes em mais de 190 países e territórios, e secções nacionais organizadas em 59 desses países. A organização está aberta a todos aqueles que apoiam os seus objectivos. Os membros provêm de todas as camadas sociais representam um leque variado de pontos de vista e são encorajados a participar plenamente nas várias actividades do movimento."
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com