sábado, outubro 22, 2005

 

CATHERINE DENEUVE


Posted by Picasa Catherine Deneuve chega aos 60 anos de idade e é cada vez mais um símbolo de beleza e elegância. A maior estrela do cinema francês, que nasceu em 22 de outubro de 1943, já actuou em mais de 80 filmes e continua trabalhando em ritmo intenso: três produções apenas este ano. Os fãs brasileiros poderão celebrar seu aniversário assistindo a "Um Filme Falado", do português Manoel de Oliveira, em exibição na 27ª Mostra BR de Cinema.
Catherine Deneuve não poderia ser outra coisa senão a maior estrela do cinema francês. O pai era actor e duplo, a mãe, actriz da companhia do teatro Odeon, a irmã já havia participado de 17 filmes aos 25 anos.

A "Bela de Dia", como ficou conhecida após protagonizar o filme homônimo, estreou no cinema em 1957, fazendo uma ponta em Os amores de Colegiais e não se distanciou mais das telas. Ainda no auge da carreira, só em 2003 participou de Um Filme Falado, Chemins san issue, previsto para estrear no final do ano na França, e Marie Bonaparte, uma mini série que está em fase de pós-produção.
Nascida Catherine Dorléac, ela adoptou o sobrenome da mãe em seu nome artístico para evitar ser confundida com sua irmã, a também atriz Françoise Dorléac.

Foi impulsionada por Dorléac que ela iniciou a carreira. Além de Os amores de Colegiais - em que fez apenas uma ponta - foi apresentada ao produtor J.R. Villa, que lhe ofereceu um papel no filme Les Petits Chats, em 1959. No terceiro filme, Les Portes Claquent, de 1960, dirigido por Jacques Poitrenaud, as duas eram irmãs também na ficção.
Deneuve se tornou um fenômeno no musical Os Guarda-Chuvas do Amor, de 1964, dirigido por Jacques Demy, em que ela interpretava uma romântica garota de classe média que se apaixona por um soldado, mas acaba presa num casamento sem amor com um outro homem. O filme ganhou a Palma de Ouro do festival de Cannes no mesmo ano e a projectou no cenário internacional. Em seguida, ela foi chamada para trabalhar em Hollywood e recebeu dezenas de convites para importantes papéis. Recusou-se a ir para os Estados Unidos na época. Ela alegou que não queria ser mais uma francesa no cinema americano.
Nos 46 anos de carreira, Catherine trabalhou com alguns dos maiores nomes do cinema mundial como Luis Buñuel (A Bela de Dia), François Truffaut (O Último Metrô) e Roman Polanski (Repulsa ao Sexo). Com o director Roger Vadim, que a dirigiu em Et Satan Conduit le Bal, de 1962, manteve um relacionamento conturbado e chegou a ter um filho, Christian, assumindo a responsabilidade de ser mãe solteira. Sua outra filha, Chiara, foi fruto do relacionamento que teve com o actor italiano Marcelo Mastroianni.
Avessa a entrevistas e à exposição de sua vida pessoal, Catherine mantém uma imagem distante, que permite a manutenção do título de "Loira Glacial". O apelido foi lançado depois da interpretação de mulheres frias na maioria de seus filmes mais famosos, incluindo Repulsa ao Sexo e A Bela de Dia (veja detalhes na filmografia). A musa reclama e diz que é apenas reservada e tímida.
Catherine sofreu diversos reveses em sua vida, a começar pela morte da irmã em um acidente de carro, em 1967. Trinta anos depois, ela escreveu um livro biográfico sobre Françoise, com o título Elle S'Appelait Françoise. Sua aventura pelo mundo dos negócios também não teve bons resultados. Lançou no mercado uma empresa de perfumes, óculos de sol e jóias, mas não obteve o mesmo sucesso de seus filmes. Pelo contrário, acumulou prejuízos. Ela ainda enfrentou preconceito por ter sido mãe solteira duas vezes e os ataques pessoais do ex-companheiro Roger Vadim, a quem processou por revelar detalhes da vida íntima do casal em sua autobiografia.
Também fez papéis polêmicos e teve alguns fracassos de público. Mas nada disso tirou seu brilho. Seu nome está entre os principais do mundo cinematográfico. A actriz colecciona prêmios e indicações de festivais de cinema do mundo inteiro. O último foi o Urso de Ouro no Festival de Berlim, pelo filme Oito Mulheres.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com