sexta-feira, outubro 28, 2005

 

JULIA ROBERTS


Posted by Picasa Nascida no dia 28 de Outubro de 1967, nativa da Geórgia, Julia Roberts cresceu em um ambiente totalmente favorável ao teatro.
Seus pais hospedavam e faziam regularmente workshops sobre representação e textos, e ambas crianças Roberts (Julia e seu irmão Eric) mostravam um interesse na arte de representação desde cedo.
Ironicamente Eric foi o primeiro a estrear em filmes; em 1978, um ano depois do pai morrer vitima de um cancro de pulmão, Eric Roberts estreou no filme do director Frank Pierson, o drama psicológico King of the Gypsies.
Embora o irmão mais velho prosseguisse com uma carreira solida de actor, foi Julia Roberts quem conquistou um lugar na elite de Hollywood.
Depois de estrear no cinema em Blood Red -- que só estrearia em 1989, embora tenha ficado pronto em 1986 – e aparecer em vários filmes de TV no final da década de 80, Roberts deu seu primeiro salto verdadeiro no drama feito para TV a cabo Satisfaction (1988).
Esse papel, conseqüentemente, deu a ela o primeiro papel significante como coadjuvante – uma garçonete de uma pizzaria em Mystic Pizza (1989), com Annabeth Gish, Lili Taylor e um rapaz de 19 anos, Matt Damon.
Embora Mystic Pizza não fosse um filme para torna-la uma estrela, certamente ajudou a conquistar as credenciais que precisava para conseguir o papel de Shelby, a futura-mãe mal-fadada em Steel Magnolias.
O sentimental filme de 1989 tinha no elenco, alem dela, Sally Field e Shirley MacLaine, e culminou com uma indicação ao Oscar para Roberts.
Embora o sucesso de Steel Magnolias teve uma pequena parte no lançamento da carreira de Roberts, e, sem duvida, garantiu seu papel no medíocre Flatliners (1990), com sua ex-paixão Kiefer Sutherland, foi a comédia romântica do director Garry Marshall, Pretty Woman, com Richard Gere, que serviu como seu verdadeiro papel de lançamento.
A parte de Roberts em Pretty Woman (uma prostitura de bom coração que se apaixona por um cliente milionário) tornou a jovem actriz em um nome de peso, e cimentou o que se tornaria um lugar permanente no topo da lista.
Roberts brigou com seu noivo Sutherland em 1991, três dias antes do dia do casamento, e surpreendeu o publico americano quando se casou com o cantor country, Lyle Lovett.
A vida pessoal de Roberts a manteve na mídia, embora tivesse varias performances sofríveis no começo da década de 90 (nem Dying Young (1991), ou Sleeping With the Enemy foram muito bem recebidos), e a discussão com Steven Spielberg durante as filmagens de Hook (1991).
Por sorte Roberts teve manchetes menos embaraçosas em 1993, quando seu papel ao lado de Denzel Washington, em The Pelican Brief reafirmou seu status de actriz dramática.
Sua carreira, contudo, teve uma fase medíocre no ano seguinte, quando ambos os filmes Prêt-à-Porter e I Love Trouble foram fracasso de bilheteira, e o resultado de Mary Reilly (1996) também não foi animador.
A espiral descendente se reverteu novamente em 1996, em Michael Collins e no filme Conspiracy Theory, com Mel Gibson, e vários papeis cômicos bem sucedidos, incluindo Notting Hill, com Hugh Grant; Runaway Bride, novamente com Gere; e o mais notável, My Best Friend's Wedding, com Rupert Everett, e a então desconhecida Cameron Diaz.
O maior sucesso de Roberts só veio 'em 2000, quando ela teve a impecável performance no filme de Steven Soderbergh, Erin Brockovich, que lhe deu um Oscar de Melhor Actriz.
O filme, baseado na historia verdadeira de Erin Brockovich, uma mãe solteira que, contra todas as apostas, venceu uma batalha ferrenha contra agressões ao meio ambiente por uma corporação, deu a Roberts o salário de US$ 20 milhões.
Oficialmente a actriz mais bem paga de Hollywood, Roberts estrelou em 2001 America's Sweethearts, com Billy Crystal, Catherine Zeta-Jones e John Cusack, e estrelou The Mexican, com Brad Pitt. Durante as filmagens de The Mexican, Roberts conheceu o cameraman Danny Moder, com quem iria se casar em 2001, quase que imediatamente depois de terminar uma relação de 04 anos com o actor Benjamin Bratt. 2001 foi um ano marcante para Roberts, pois alem dos filmes anteriores ela ainda estrelou o Ocean's Eleven, onde actuou com ex-companheiros de tela, Brad Pitt e Matt Damon, e pela primeira vez com George Clooney e Don Cheadle.
Julia Roberts trabalhou com Soderbergh mais uma vez em 2002, em Full Frontal, que, apesar de um elenco sólido, incluindo Mary McCormack e Catherine Keener, entre outros, não foi bem de bilheteira como Erin Brockovich.
Confessions of a Dangerous Mind (2002), com Roberts no papel de femme fatale, junto com George Clooney, Sam Rockwell, e Drew Barrymore foi muito melhor, e foi seguido por Mona Lisa Smile (2003), com as jovens de Hollywood Julia Stiles, Kirsten Dunst e Maggie Gyllenhaal.
Em 2004 Roberts estará na seqüência de Ocean's Eleven, com o mesmo elenco anterior, mais Catherine Zeta-Jones.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com