sexta-feira, outubro 07, 2005

 

RITA HAYWORTH


Rita Hayworth nasceu no dia 7 de outubro de 1918, em Nova Iorque, às 14h13. No momento em que Rita nascia, o signo de Aquário estava no horizonte leste. Era, portanto, seu signo Ascendente.
Urano, planeta regente desse signo, estava na primeira casa. Rita tinha um anseio quase irreprimível de independência e de fazer algo único e original.
E o que quer que fizesse, jamais seria uma 'cabeça vazia' ou uma mulher burra, muito pelo contrário, tinha uma inteligência vibrante e uma mente livre.
Aquário e Urano no Ascendente também são responsáveis por sua vida instável: Rita preferia o rompimento a manter algo que não correspondesse aos seus anseios internos e a sua busca da verdade.
Rita nasceu com o Sol em Libra. Tendo o Sol nesse signo, os relacionamentos sempre foram algo muito importante para Rita, que sempre procurou realizar-se neles, e, ironicamente, nunca conseguiu. Também a beleza e a harmonia lhe eram importantes, e Rita sofreu quando os anos começaram a marcar seu lindo rosto. Seu verdadeiro medo era o de perder a estima e a admiração das pessoas.
Por que os relacionamentos de Rita não deram certo? Olhando a sétima casa de Rita, a dos relacionamentos, nós vemos que ela tem Leão lá. Ela esperava alguém especial, de personalidade. Saturno estava em Leão, o que explica a sua atracção por homens mais velhos, que, de certa forma, era 'substitutos do pai'. Saturno se opõe a Urano, indicando que muitas vezes seus relacionamentos terminavam de forma repentina.
Não temos dúvida de que Rita amou e foi amada. O sensível Neptuno ocupava a casa de seus relacionamentos e Rita freqüentemente idealizava seus parceiros. Muitas vezes, eles não eram o que ela imaginava que fossem. Como Neptuno está em trígono com Marte, ela se sentia atraída por homens masculinos e assertivos, que, inclusive, talvez entendessem menos a sensibilidade dela, conforme você verá a seguir. Porém, era Neptuno na sétima casa, a do público, que causava o fascínio de Rita para seu público. Ela era amada por homens e mulheres e suas aparições eram tão espectaculares quanto as de qualquer actriz hollywoodiana de hoje. Neptuno estava no criativo Leão. Para o público, ela transmitia a imagem de alegria e criatividade desse signo.
Rita tinha a Lua em Peixes. Tinha uma enorme sensibilidade. Seu mundo emocional era fluido e ela chorava e ria com facilidade. Talvez por esse motivo tenha escolhido a expressão artística, e também porque o regente de Peixes está em Leão, o que lhe deu veia artística.
A imagem de sensualidade associada a Rita é devido ao seu Meio-do-Céu (imagem pública) em Escorpião. Rita não se sentia pessoalmente tão sensual quanto os papéis que fazia. Na verdade, com Aquário ascendente, via a si mesma de um modo intelectual.
Marte está na Casa Dez de Rita, em Sagitário, e em trígono com Neptuno. Marte simboliza o movimento, a ação, e Neptuno simboliza a música. Não é de se estranhar que Rita tenha sido conhecida por sua dança e pela sensualidade presente nela. Marte está em Sagitário, signo da liberdade, e em diversos papéis na sua carreira Rita interpretou mulheres ousadas, que usufruíam da sua própria liberdade.
Vênus de Rita está em Libra, na oitava casa. A colocação de Vênus em Libra, aonde ele está dignificado, e sendo Rita uma libriana, explica a beleza com que nasceu. Vênus faz uma quadratura larga com Plutão: diversos relacionamentos de Rita terminaram de forma dolorosa e 'transformaram' a sua vida.
No final de sua vida, Rita foi vítima do Mal de Alzheimer, doença degenerativa do cérebro que vai causando gradual perda de memória. Suspeita-se que essa doença seja genética. Estaria essa doença 'inscrita' no mapa de Rita? Examinando o planeta tradicionalmente associado aos problemas de saúde, Saturno, vemos que ele faz um quincunce com a Lua. Ora, a Lua simboliza a memória, o passado, e também as emoções. O quincunce entre a Lua e Saturno indica que Rita pode ter sofrido várias vezes de depressão. Ela foi ensinada que deveria ter uma vida sempre alegre e 'glamourosa' (Saturno em Leão), mas, em seu íntimo, tinha vagas apreensões e tendências, também, a se ver como vítima (Lua em Peixes). Nesse sentido, o Alzheimer pode ter sido uma 'alternativa' para que Rita não precisasse mais confrontar sua dor ou sua solidão. Essa ferida emocional básica é expressa pela conjunção Lua-Quíron.

Ou seja, Rita pode ter sentido que jamais poderia curar essa dor emocional e isso podia deixá-la ainda mais deprimida.
Saturno também se opõe a Urano. Urano rege a actividade nervosa. Tem a ver com os impulsos elétricos enviados ao cérebro, e está na primeira casa, que rege cabeça e cérebro. O que aconteceu é que esse fluxo foi-se tornando menor, devido a degeneração das células do cérebro. Aqueles que a conheciam antes da doença se instalar, conheceram uma pessoa sempre eléctrica e agitada, e o Alzheimer simbolizou uma interrupção disso, substituindo sua brilhante lucidez por frases e palavras incongruentes. Entretanto, para que fique bem claro, Rita não precisava ter desenvolvido Alzheimer. Ela o desenvolveu por razões internas, pois nenhuma doença nos acontece por acaso.
Se perguntarem: Rita poderia ter tido uma outra vida? Ela conseguiu o que quis. Queria reconhecimento e atenção. E o conseguiu. Queria sucesso, aplauso e glória. E o teve. Porém, tudo isso talvez tenha atrapalhado as idas e vindas de Rita no plano dos relacionamentos, que foi o campo mais mal resolvido de sua vida. Rita atraía homens inteligentes e cultos e ela mesma se interessava muito por cultura e era muito inteligente. Mas o que Rita queria dos relacionamentos era uma espécie de 'fusão' e esta ela nunca conseguiu, talvez por breves momentos, mas não na quantidade que ela precisava.

Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com