quinta-feira, outubro 06, 2005

 

SANTO DO DIA




S. Bruno


São Bruno nasceu na cidade de Colônia no ano 1035, de família nobre, terminara seus estudos na escola episcopal de Reims, na Alemanha, onde, após a ordenação sacerdotal, voltou na qualidade de professor de teologia.
Temos entre seus alunos Eudes de Châtillon, o futuro Papa Urbano II e Santo Huygo de Grenoble. Foi ordenado sacerdote em sua terra natal, dedicando-se ao ensino de teologia na arquidiocese de Reims por mais de 25 anos.
Fundou a Ordem Religiosa mais severa e radical da Igreja: A Cartuxa. Reuniu em torno de si alguns companheiros dispostos a aceitar o desafio e fundou na região desértica de Chartreuse o primeiro mosteiro da ordem.
O Papa Urbano II, ex-aluno de São Bruno, escolheu-0 para conselheiro e o chamou a Roma. A estada em Roma foi breve. Os monges, não se adaptando à cidade (Construíram uma cartuxa junta às Termas de Diocleciano), tiveram a licença de voltar a Grenoble, equanto o abade Bruno, deixando a Cúria Pontifícia, pôde descer à Itália meridional para erigir uma nova cartuxa, no modelo da francesa.
A Igreja, único lugar onde os irmãos se encontram para recitar o Ofício Divino, é coroada por pequenas casas de dois quartos, um térreo, destinado ao trabalho e outro superior, a morada do monge, onde ele ora e repousa.
" O proveito e a alegria que a solidão e o silêncio do ermo trazem a todos os que o amam, só os que tiveram a experiência podem apreciar".
Assim escrevia São Bruno a um amigo, pouco antes de morrer a 06 de Outubro de 1101, em Torre, na Calábria.
Posted by Picasa

Comentários:
Amen! Atchim! Bj
 
sempre constipada a fernandinha...
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com