sexta-feira, outubro 07, 2005

 

SANTO DO DIA




Nossa Senhora do Rosário

O Rosário nasceu do amor dos cristãos por Maria na época medieval, talvez no tempo das cruzadas à Terra Santa. O objecto da recitação desta oração, o terço, é de origem muito antiga.
Os anacoretas orientais usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais.
Nos voncentos medievais os irmãos leigos, dispensados da recitação do Saltério, pelo pouca familiaridade com o latim, completavam as suas práticas de piedade com a recitação dos Pai-Nossos, e Ave-Marias para a contagem, São Beda, o Venerável, sugirira a adoção de vários grãos enfiados num barbante. Segundo a lenda, em 1328 Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do rosário para a salvação do mundo.
Nasceu assim a devoção do Rosário, que significa coroa de rosas oferecidas a Nossa Senhora.
Os promotores e divulgadores da devoção do rosário do mundo inteiro foram os dominicanos, São Pio V, o primeiro a encorajar e a recomendar oficialmente a recitação do Rosário, que se tornou a oração popular por excelência, uma espécie de breviário do povo, para ser recitado à noite em família.
A celebração da festividade foi instituída por São Pio V para comemorar a vitória de 1571 em Lepanto contra a frota turca (inicialmente dizia-se Santa Maria da Vitória).
A festividade do dia 07 de Outubro, que naquele ano caía no domingo, foi estendida em 1716 à Igreja e fixada definitivamente por São Pio X em 1913. A festa do Santíssimo Rosaário, como era chamada antes da reforma do calendário de 1960, resume, em certo sentido todas as festas de Nossa Senhora. Somos hoje então convidados a meditar sobre os mistérios de Cristo Jesus, assiciando-nos como Maria Santíssima à encarnação, paixão e gloriosa ressureição do Filho de Deus. Santa Mãe de Deus e Nossa, rogai por nós, nos abençõe e nos proteja. Amen.
Posted by Picasa

Comentários:
7 de octubre de 1.983, estreno en Londres de la pelicula "Never Say Never Again"; 7 de octubre de 2.001, comienzo de la Operación Anti- Taliban de las Tropas de la Gran Democracia Norteamericana.
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com