sexta-feira, outubro 14, 2005

 

SANTO DO DIA


Posted by Picasa
São Calisto

São Calisto nasceu em Trastevere (Transtibre) na segunda metade do século II, filho de tal Domício. De condição servil, era todavia muito apreciado pelo correligionário Carpóforo, que lhe confiou a administração dos seus bens.
Algo, porém, não deve ter funcionado bem, pois não demorou muito para que o pobre Calisto tivesse de fazer girar uma roda de moinho para compensar o patrão e também a comunidade cristã pelo dano sofrido.
Outra dura condenação - a flagelação e a deportação para a Sardenha - Calisto teve de sofrer pouco tempo depois das acusações dos judeus.
Resgatado pela comunidade cristã, também pela colaboração de Márcia, concubina de Cômodo, Calisto colaborou com o Papa Vítor e com Zeferino, até que sucedeu como Papa a este no ano 217.
Uma das metas obrigatórias para os peregrinos e turistas que se dirigem a Roma são as catacumbas. Particularmente célebres e freqüentadas são as de São Calisto, definidas pelo Papa João XXIII " as mais respeitáveis e as mais célebres de Roma ".
Numa área de mais de 120.000m2, com quatro andares sobrepostos, foi calculado que lá existam não menos de 20 quilômetros de corredores.
São Calisto morreu mártir, não pelas mãos das autoridades imperiais, como atesta o Martirológio Romano, mas por ocasião de uma sedição popular.
Ele foi assassinado durante um motim em que defrontaram pagãos e cristãos.
Oremos:
Senhor Deus, nosso Pai, mediante a fé e em virtude do vosso Espírito que dentro de nós clama "Pai", dai-nos a graça de vos sentir presente no mais íntimo de nosso coração. Amen.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com