sexta-feira, outubro 21, 2005

 

SANTO DO DIA


Posted by Picasa
Santa Úrsula e Companheiras

Segundo os historiadores, Santa Úrsula era filha de rei cristão da Inglaterra, menina muito bela, ainda na tenra idade de oito anos, suscitou admiração e amor de príncipe pagão, que logo a pediu em casamento.
A bela menina, que tinha a alma mais bela ainda, já havia se doado a Deus secretamente com um voto e como visse que o próprio pai olhava com simpatia o jovem pretendente, julgou mais prudente não manifestar logo essa circustância, mas recorrer a algum truque para tornar impossível ou pelo menos muito remota a possibilidade do matrimônio.
Ela pediu, portanto, três anos de tempo para melhor conhecer a vontade de Deus a seu respeito; a conversão do jovem pretendente; por fim, que ela e cada uma de suas dez escravas tivessem mil escravas cada uma.
A primeira e a terceira condições foram cumpridas e para passar os três anos, Úrsula julgou oportuno partir com toda a sua legião de meninas, em grande parte pagãs, para o continente, subindo as margens do Reno: e todas as companheiras de Úrsula, atraídas pela palavra e pelo exemplo da piedosa princesa, pediram o baptismo.
Foram baptizadas em Basiléia.
No caminho de volta a Colônia, encontraram-se com os hunos de Átila, que massacraram as meninas, com excepção de Úrsula, pela qual se entusiasmou Átila e resolveu matá-la pessoalmente.
Assim, quando se encontrou no século VIII, nas proximidades de uma Igreja da Colônia, na Alemanha, um túmulo com algumas relíquias de meninas e com uma inscrição que falava de Úrsula e companheiras, foi muito fácil à devoção popular e fiéis que deram à história notoriedade e difusão.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com