quinta-feira, outubro 27, 2005

 

SANTO DO DIA


Posted by Picasa
São Frumêncio


Frumêncio foi o primeiro bispo missionário da Etiópia. Mas, até que isso acontecesse, sua vida foi marcada por lances inesperados.
Estes o levaram de discípulo de filósofo a conselheiro do rei, preferido da rainha, professor do futuro rei e, finalmente, bispo.
Era o tempo do imperador Constantino e Frumêncio estava entre os discípulos na comitiva que acompanhava um filósofo.
Voltavam de uma viagem à Ìndia e a embarcação parou no porto de Adulis.
Foram atacados então por ladrões etíopes que saquearam o barco e mataram todos os passageiros e tripulantes.
Todos foram mortos, menos Frumêncio e outro adolescente, Edésio.
Eles não morreram por um motivo prosaico: estavam sob uma árvore, entretidos na leitura de um livro.
Sobreviveram, mas foram levados ao rei como escravos.Depois de conversar com eles e se admirar com sua sabedoria, o rei Axum resolveu mantê-los no palácio.
Edésio como copeiro e Frumêncio como secretário directo. Sua influência cresceu na corte, principalmente junto à rainha que, ao tornar-se viúva e assumir o poder, entregou-lhe a educação de seu filho, futuro rei.
Tempos depois, Frumêncio e seu companheiro conseguiram da rainha ordem para construir uma igreja próxima ao porto. Foi uma semente que germinou rápido na expansão do cristianismo.Tiveram permissão, então, de voltar à pátria. Findo o tempo da escravidão, enquanto Edésio se dirigia a Tiro, onde um historiador registou toda a aventura, Frumêncio foi a Constantinopla.
Queria que o bispo Atanásio designasse um bispo missionário para comandar a pregação católica na Etiópia. Atanásio não se fez de rogado e nomeou o próprio Frumêncio. Reinava então na Etiópia o rei Exana, grande amigo de Frumêncio e um dos primeiros a se converter, convencendo todo o povo a acompanhá-lo.
São Frumêncio, chamado pelos etíopes de "Abba Salama", levou sua missão de missionário até aos cem anos de idade.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com