sábado, novembro 12, 2005

 

AUGUSTE RODIN


Posted by Picasa Este célebre escultor francês, artista vigoroso e original, é o autor de "Eutásquio de S. Pedro"; "Os Burgueses de Calais"; "O Beijo"; "O Pensador"; "As Portas do Inferno", entre outras famosas esculturas.
Rodin redefiniu a escultura pela mesma altura em que Manet e Monet redefiniram a pintura.

O escultor deixou-nos dois conceitos formais, relativos a aspectos espaciais e ambientais, que têm tido uma influência duradoura na escultura moderna: a estética do fragmento e a estética do bloco.
A estética do fragmento, ou a autonomia do fragmento, defende que os elementos representacionais da obra sejam corajosamente reduzidos ou eliminados, com vista à obtenção do desenho expressivo.

Este preceito salvou a escultura de uma verossimilhança mecânica, tal como Manet salvou a pintura do realismo fotográfico.
A estética do bloco, por sua vez, diz que o carácter da forma e o carácter do mármore no bloco de pedra original, devem ser retidos na obra final.

A estética do bloco enfatiza, portanto, o ponto de partida material e a vida formal inerente à escultura, o que se opõe totalmente à imitação literal das formas naturais .
À estética do bloco veio juntar-se a investigação do espaço como volume.
A escultura ocidental começou, então, a ser vista como consistindo, simultâneamente, de sólidos e vazios e começou a assumir uma função clara e decisiva de interpretação da luz física e do espaço.
A escultura tornou-se menos uma questão de visão e mais uma questão de tacto.
Rodin nasceu no dia 12 de Novembro de 1840 e morreu no ano de 1917.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com