sexta-feira, novembro 11, 2005
AUGUSTO PINOCHET


Nomeado em 1973 comandante do exército chileno, chefiou a junta militar que tomou o poder através do golpe de estado de 11 de setembro de 1973, que derrubou o presidente Salvador Allende.
A 17 de junho de 1974 assumiu formalmente o cargo de Presidente da República.
Em 18 de fevereiro de 1988 foi derrotado em plebiscito que rejeitou o prolongamento da sua presidência.
Em 1989 foram realizadas as primeiras eleições desde 1970, quando o General Pinochet entregou a presidência a Patrício Aylwin, o vencedor das eleições, em 11 de março de 1990.
Passou então a exercer as funções de senador vitalício no Congresso chileno, às quais renunciou em virtude dos problemas de saúde e das diversas acusações de violações aos direitos humanos.
Em 2004 Pinochet passou a ser acusado de manter contas secretas no exterior, a partir de investigações realizadas pelo Senado dos EUA no Banco Riggs.
Embora tenha deixado de responder a processos por violações a direitos humanos nos casos "Caravana da Morte" e "Operação Condor", em virtude de sua frágil saúde, Pinochet continua sendo responsabilizado por organizações de defesa das vítimas, que lhe imputam os crimes cometidos pelo regime militar de que era o chefe supremo.
Comentários:
« Voltar
Vale Paraíso não tem culpa de todas as bestas que lá foram paridas. Que a morte chegue devagar e de forma dolorosa ao facínora do Pinochet
Postar um comentário
« Voltar