sábado, novembro 19, 2005

 

BARTOLOMEU DE GUSMÃO


Posted by Picasa Bartolomeu Lourenço de Gusmão foi inventor e sacerdote, nasceu em Santos, São Paulo e morreu em Toledo na Espanha no dia 19 de Novembro de 1724.
Irmão do famoso estadista e diplomata Alexandre de Gusmão, cognominado o “Padre Voador”, estudou Direito...Canônico na Universidade de Coimbra, onde se ordenou sacerdote.
Foi nomeado Capelão da Casa Real por Dom João V.
Padre Gusmão começou a se interessar pelos planos de um aparelho voador. Foi professor de matemática. O sermão mais conhecido de produção religiosa, é apenas o Sermão de Nossa Senhora do Desterro, Sermão da Virgem Maria e Sermão da Festa do Corpo de Deus, editados por Afonso d’Escragnolle Taunay.
Obteve grande prestigio como pregador, fanáticos inimigos procuraram de todos os modos prejudicá-lo. As intrigas que o envolveram nesta perseguição, só lhe restou fugir para Espanha.
Em 1711, Bartolomeu de Gusmão viajou para Roma, numa visita diplomática; no seu retorno foi nomeado, Secretário dos Estrangeiros. Suas experiências de frustrações haviam excitado as suspeitas e dúvidas do Santo Ofício.
Bartolomeu volta para Espanha, onde veio a falecer no Hospital de Toledo.
Foi suspeito aos olhos da Inquisição o seu próprio invento, pois nele perceberam obra de feitiçaria e o seu maior mérito está em haver sido o primeiro homem do novo mundo a apresentar um grande invento.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com