quinta-feira, novembro 17, 2005

 

BERNARD MONTGOMERY


Posted by Picasa Marchale Bernard Law Montgomery, 1º Visconde Montgomery de Alamein, que nasceu a 17 de Novembro de 1887 e faleceu em 24 de Março de 1976, foi um oficial militar britânico durante a Segunda Guerra Mundial por vezes referido como "Monty".
Durante a Guerra Irlandesa de Independência (1919-1921), Montgomery foi o Oficial em Comando do condado de Cork, Irlanda

o maior condado da área.
Este conflito foi notável pela sua ferocidade das represalias carregadas pelas forças da Coroa.
A Agosto 1942, Primeiro Ministro Winston Churchill apontou Montgomery comandante do 8º Exército Britânico na Campanha do Norte de África.

Montgomery com sucesso fez recuar Erwin Rommel, obrigando-o a retirar do Egipto após a Segunda Batalha de El Alamein.
Sobre o comando de Eisenhower, liderou a invasão de Sicília com sucesso em 1943.
Após Sicília, Montgomery continuou a comandar o 8º Exército durante os desembarques de Itália. Pouco tempo depois, foi chamado ao Reino Unido para fazer parte do plano da Operação Overlord, a invasão da Normandia.

Antes da invasão da Normandia, Montgomery assumiu comando do 21º Grupo do Exército Britânico, e comandou a formação para o resto da guerra na Europa.
Durante a invasão do Dia D, e por vários meses após a invasão, Montgomery comandou todas forças terrestres aliadas: Britânicas, Canadianas e Americanas.

No sector norte do seu comando, as tropas Britânicas ficaram imóveis na parte de fora da cidade francesa de Caen.
O plano original de Montgomery iria capturar Caen em poucos dias após a invasão, mas na realidade demorou várias semanas para capturar a vila crucial.
Intencionalmente ou não, a sua persistência fez com que a divisão armada alemã protegesse Caen, deixando o 3º Exército Americano, do General Patton, entrar pelo oeste e depois norte, capturando várias forças alemãs a recuar em 'Falaise Gap'.
Em geral, o seu desempenho durante os desembarques da Normandia foi criticado por muitas pessoas, que consideravam os planos muito rigídos e sem imaginação.

O alto comando da Wehrmacht alemã, viu-o como uma ameaça não muito perigosa como comandante, que o George Patton, considerando-o com muitos hábitos e com muitas precauções. Foi muito mais bem sucedido no ataque bem planeado em El Alamein.
Os defensores de Montgomery afirmaram que a sua precaução era pelo facto, que ele comandava na maior parte, forças Britânicas e Canadianas.
E que estava ciente que estas forças eram limitadas em número, e não era fácil troca-las. Ele não poderia correr o risco de sacrificar as tropas desnessariamente.
Enquanto, os comandantes Americanos, Bradley e Patton, podiam contar com suporte e homens ilimitado dos Estados Unidos.
Eisenhower ficou com o comando das forças terrestres, enquanto continuava como Comandante Supremo.

Montgomery ressentiu-se com esta mudança, mesmo tendo concordado antes da invasão do Dia-D.
Winston Churchill promoveu Montgomery a Marchale como forma de compensação.
A 7 de Janeiro de 1945 Montgomery deu uma conferência de imprensa na qual aclamou crédito pela vitória Aliada na batalha do Bulge.

Isto causou alguma controvérsia, e ressentimentos dos Americanos que sentiram que Montgomery manteve para trás as suas forças durante muito tempo.
Foi criado o 1º Visconde Montgomery de Alamein em 1946.
Morreu em 1976 e foi enterrado no cemitério Holy Cross, Binstead, Hampshire
.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com