sábado, novembro 26, 2005

 

CASABLANCA


Posted by Picasa Este filme foi exibido pela primeira vez na cidade de Nova York no dia 26 de Novembro de 1942.
Em plena Segunda Guerra Mundial, enquanto cidades são invadidas pelos alemães, duas pessoas conseguem viver um romance intenso e inesquecível em Paris.
O que torna a história mais interessante é a impossibilidade deste amor continuar.
O roteiro e os diálogos do filme dirigido por Michael Curtiz, em 1942, são perfeitos nesse sentido.
llsa, interpretada pela bela actriz sueca lngrid Bergman, apaixona-se por Rick, o charmoso galã Humphrey Bogart, mas, em vez de fugir com ele de Paris, manda-lhe um bilhete de despedida na estação de combóio.
Ele parte sem entender o que havia acontecido.
Tudo isso é contado em flashback.
Anos depois já em Casablanca, no Marrocos francês, ela aparece com seu marido, o herói Victor Laszlo, interpretado pelo actor Paul Henreid, justamente no Rick's Bar, do qual o personagem de Bogart é dono.
Eles estão à procura de um meio de fugir para a América.
O sofrimento de Rick ao vê-la é inevitável e ela fica novamente dividida entre seus dois amores. O final é realmente surpreendente.
Mas o sucesso do filme, que até hoje continua ganhando muitos fãs de todas gerações, explica-se pela fórmula bem-doseada de romance, humor, intriga e suspense.
O pano de fundo para o romance vivido por Rick e llsa não poderia ser mais tenebroso, com os estrondosos canhões nazis que invadiam Paris.
Logo no começo do filme, dois soldados alemães são assassinados no combóio e as suspeitas da polícia recaem sobre os traficantes de vistos de saída.
Um deles é detido em pleno Rick's Bar e morto ao tentar escapar.
0 clima volta a ficar tenso quando o líder da resistência francesa Victor Laszlo desafia os nazis cantando o hino da França, La Marseillaise.
No final do filme, o capitão Renault joga a garrafa de água Vicky no lixo num claro protesto contra o protecionismo francês.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com