sábado, novembro 19, 2005

 

CLEÓPATRA


Posted by Picasa Cleopatra exerceu forte influência sobre os destinos de Roma, graças às relações amorosas que manteve com Julius Caesar e Marcus Antonius.
Última rainha da Dinastia Lágida, filha de Ptolomeu XII, Cleopatra nasceu em Alexandria no ano 69 a.C. e subiu ao trono do Egipto em 51 a.C.
O pai deixara o reino em testamento para o filho Ptolomeu XIII, então com dez anos, e para Cleopatra, prevendo o casamento entre ambos, segundo a tradição.
Três anos depois, no entanto, ela entrou em choque com os ministros, deflagrou uma guerra civil contra o irmão e foi reconduzida ao trono por Julius Caesar, junto ao irmão menor, Ptolomeu XIV.
Uniu-se então a Caesar e foi para Roma, onde deu à luz Ptolomeu XV Caesar, conhecido como Cesarion.
Com o assassinato de Caesar, em 44 a.C., Cleopatra voltou ao Egito.
A presença de Marcus Antonius, que se encontrava na Anatólia como governador da porção oriental do Império Romano, estimulou a ambição da rainha, que o seduziu e casou-se com ele em 37 a.C.
O Senado romano declarou-lhes guerra em 31 a.C.
Após serem derrotados por Otavius na batalha naval de Actium, ambos se suicidaram.
A união de Cleopatra com Caesar, e depois com Marcus Antonius, se vincula estreitamente a factos políticos referentes a dois grandes impérios da antiguidade.
Caesar não foi movido apenas por motivos sentimentais para restabelecer Cleopatra no trono, após derrotar Pompeius.
Convinha à política oriental de Roma ter o Egipto como aliado, ao invés de anexá-lo como província, facto que poderia reaglutinar o Oriente contra Roma; convinha também afastar Ptolomeu XIII, e ter Cleopatra sozinha no trono, como aliada.
Marcus Antonius uniu-se a Cleopatra para contar com os recursos financeiros e militares do Egipto na disputa com Otavius pela chefia do Império Romano.
No início apenas um trunfo, o Egipto acabou sendo para ele sua própria força. As razões pessoais pesaram também em suas decisões:
Cleopatra dera-lhe dois filhos, cujo futuro ele deveria assegurar, o que explica o acordo pelo qual Marcus Antonius se comprometeu a desposá-la, a reconhecer Cesarion como herdeiro e recuperar o poderio egípcio.
A derrota que sofreu contra os partos e a volta a Alexandria, sob protecção da esquadra de Cleopatra, transformou-o num joguete em suas mãos.
Daí em diante, só ela teria poder para ajudá-lo a realizar seu sonho: fazer do Oriente um império dos Ptolomeus, com capital em Alexandria.
Tendo frustradas suas ambições pela derrota, Cleopatra preferiu a morte e deixou-se picar por uma serpente, em Alexandria, em 30 a.C.

Comentários:
Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
Ht circuit breakers viagra and females Hotel meridia palma de mallorca Diethylproprion tenuate 75mg buy tenuate brand Debt forgiveness loan student
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com