sábado, novembro 26, 2005

 

CONCORDE


Posted by Picasa Projecto britânico-francês desenvolvido nos anos 60, o Concorde é uma aeronave civil de cruzeiro supersônico, com configuração de asa em delta, sem estabilizador horizontal convencional, quadrimotora com pós combustão.
Seu primeiro vôo ocorreu em Toulouse, França, no dia 2 de março de 1969. Este primeiro protótipo encontra-se no Museu Aeroespacial da França, em Le Bourget.
O Concorde não foi, na realidade, a primeira aeronave de transporte civil supersônica a levantar vôo. Este feito cabe ao Tupolev TU-144, projecto da União Soviética que efectuou seu primeiro vôo em 31 de dezembro de 1968.
Um acidente em 6 de março de 1973 afectou o desenvolvimento do aparelho soviético, o que tornaria o Concorde o único avião civil supersônico em actividade comercial regular.
Em 1968, 74 encomendas foram firmadas por 16 companhias aéreas interessadas no Concorde. A despeito do sucesso técnico da aeronave, pressões da indústria aeroespacial norte-americana, bem como os grandes aumentos no preço dos combustíveis provocados pela crise internacional do petróleo nos anos 70, levaram as empresas de transporte aéreo a cancelar suas encomendas do novo avião em 1977.
Apenas as estatais British Airways (Inglaterra) e Air France (França) confirmaram seus pedidos.
Em 22 de novembro de 1977, o Concorde foi autorizado a operar o primeiro serviço supersônico regular de passageiros sobre o Atlântico norte, nas linhas Londres-Nova York e Paris-Nova York. Atéa ao acidente recente existiam 13 aeronaves Concorde: 7 da British Airways e 6 da Air France.
Em sua velocidade normal de cruzeiro de mach 2.02, que corresponde a pouco mais de duas vezes a velocidade do som, o Concorde é capaz de cumprir a rota Paris-Nova York em 3 horas e 45 minutos, contra uma média de 7 horas e 25 minutos no Boeing 747 'Jumbo', o segundo avião comercial mais rápido (e o maior).
O Concorde, nesse trecho, gasta quase a mesma quantidade de combustível que o 747, mas está transportando apenas 100 passageiros, enquanto mais de 350 passageiros estariam acomodados no Jumbo.
A velocidade tem seu preço, no caso um consumo de combustível altíssimo, da ordem de 20 mil quilos por hora.
O Concorde voa muito alto, tipicamente entre 16 e 17 mil metros de altitude, acima dos níveis mais turbulentos frequentados pelos outros jactos, que operam entre 11 e 14 mil metros.
Como apenas o Concorde é capaz de subir tanto, não enfrenta os problemas de congestionamento de níveis de vôo, tão comum nas supermovimentadas rotas sobre o Atlântico Norte.
Ele voa só em seu espaço, subindo sempre à medida que se torna mais leve, devido ao consumo de combustível durante o vôo. A temperatura do ar diminui com a elevação da altitude, e o Concorde encontra temperaturas do ar de -56ºC, voando na tropopausa.
Porém, devido ao aquecimento provocado pelo atricto do ar em grandes velocidades (ram rise effect), a temperatura das superfícies externas do Concorde é muito alta, chegando 130ºC na área do nariz do avião, daí o uso de um segundo conjunto de pára-brisas escamoteável resistente a altas temperaturas, que cobre os pára-brisas convencionais durante o vôo.
Esse conjunto é operado com toda a secção de nariz, se abaixando para permitir que os pilotos vejam a pista durante as manobras de decolagem e pouso.
O Concorde mostrou, ao longo de mais de 25 anos de serviço, suas qualidades, robustez e a confiabilidade.
Sua pequena frota transportou mais de 3,7 milhões de passageiros e acumulou mais de 200 mil horas de vôo, mais de 140 mil em regime supersônico, com um histórico de segurança que segue entre os melhores da aviação comercial, e continua sendo o mais veloz meio de transporte civil em actividade.
Difícil seria superar tal desempenho, mas devido ao seu mais recente acidente em França o Concorde foi retirado das linhas aéreas no dia 26 de Novembro de 2003 e assim passou à reforma antecipadamente.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com