sexta-feira, novembro 25, 2005

 

DINAMITE


Posted by Picasa No dia 25 de Novembro de 1867, num pequeno laboratório de pesquisas em Helenborg, perto de Estocolmo (Suécia), Alfred Nobel e o pai trabalhavam num líquido novo e perigoso, capaz de explodir com o simples aumento do calor ou à menor agitação.
Era a nitroglicerina.
Nobel, criador do famoso prêmio que levou seu nome, descobriu a fórmula eficaz de provocar a detonação da nitroglicerina.
Mas pagou um preço trágico pelas experiências: uma explosão mandou pelos ares todo o laboratório, várias pessoas morreram, entre elas, seu irmão.
Mas ele conseguiu, em 1867, acrescentar à nitroglicerina as substâncias absorventes que tornaram possível armazená-la e transportá-la sem riscos.
Nobel baptizou o produto de dinamite (do grego Dynamis, que significa força).
Explosivo composto de nitroglicerina e de um corpo neutro, poroso que estabiliza a composição e evita os riscos de explosão no transporte ou por aumento de temperatura a acção da dinamite é provocada por acção de um detonador ou pavio.
O invento começou a fazer sucesso.
Em 1875, Alfred Nobel já havia se tornado um rico proprietário de centros produtores de dinamite espalhados por todos países da Europa e nos Estados Unidos.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com