sábado, novembro 12, 2005

 

DITADORES DO MUNDO


Posted by Picasa Ferdinand Marcos começou a sua carreira política com uma martelada no tribunal.
Aos 21 anos foi preso e condenado por assassinar a tiros Julio Nalundassan, o oponente político que derrotou seu pai nas primeiras eleições democráticas do país.
Passados poucos meses, foi libertado por uma Corte de Justiça que, como Marcos e seu pai, eram simpatizantes do nazismo.
Apesar de ser condenado por assassinato (e não cumprir a pena) e colaborador de nazistas na 2ªGuerra, Marcos foi eleito presidente em 1965. Sobre o seu comando, a dívida externa das Filipinas cresceu de $2bi para $30bi (e a colecção de sapatos de sua mulher, Imelda Marcos, cresceu em mais 1000 pares), ao compasso da prosperidade das multinacionais dos Estados Unidos no território daquele país.
Talvez isso explicasse a omissão dos Estados Unidos com a imposição de Ferdinand Marcos da Lei Marcial em 1972.
A Administração de Marcos recebeu investimentos de $88 mi de bancos dos Estados Unidos para aumentar o seu poderio bélico, e a administração Carter o chamou de "Ditador Liberal".
Em 1976 um relatório da Amnistia Internacional acusou 88 torturas governamentais, onde os torturados tiveram suas cabeças batidas contra a parede, os órgãos genitais e a roupa queimados,entre outras barbaridades.
Em 1977, as tropas nacionais triplicaram o número de homens e mais de 60.000 filipinos foram presos por razões políticas.
Em 1981 o vice-presidente George Bush exaltou Marcos por sua "lealdade aos princípios democráticos".
Marcos foi derrubado em 1986 por seguidores de Corazon Aquino, viúva de um líder de oposição morto pela Polícia Política de Marcos.
Ferdinand e Imelda fugiram para o Hawai, para serem condenados apenas em 1988 por fraudes e evasão fiscal pelo governo dos Estados Unidos
Marcos morreu em 1989.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com