sábado, novembro 05, 2005

 

ETNA


Posted by Picasa Etna acorda, lança lava e assusta cientistas
Considerado há até bem pouco tempo um vulcão tão famoso quanto pouco perigoso, o Etna, na Sicília, dá sinais de que pode retomar a intensa actividade registada no passado.

Uma fenda aberta a 2.700 metros de altura lança lava e fumaça há quatro dias, assustando a população local e deixando especialistas de prontidão.
O temor é que o vulcão de facto tenha mudado seu comportamento e caminhe para se tornar muito perigoso.
Uma nova torrente de lava foi observada ontem. Especialistas garantiram que, até ao momento, não há grande risco para as comunidades vizinhas.
‘Foi registada a produção de lava a 2.700 metros, onde surgiu uma fractura’, indicou um comunicado do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Catânia. ‘
Enviamos especialistas que deveriam sobrevoar a área.
’O reinício da actividade do vulcão depois de 18 meses de calmaria foi anunciado na última quarta-feira quando uma pequena torrente de lava começou a escapar de uma outra fenda, a 2.950 metros de altura, logo abaixo de uma cratera secundária, a sudeste.
A torrente foi precedida por um leve tremor de terra.
Para cientistas, trata-se de erupção anômala.
A fenda foi descoberta por guias turísticos que trabalham na região.
Desde então, diversos policiais e especialistas acorreram ao local.
De acordo com os cientistas, trata-se de uma erupção anômala, que, até o momento, não provocou grandes tremores de terra nem danos materiais.
Por isso, o instituto informou que ainda é cedo para dizer que se trata de uma nova fase de actividade do vulcão.
Novas observações serão feitas nos próximos dias para que se possa dizer se é ou não uma nova erupção. Com 3.350 metros, o Etna é o vulcão activo mais alto da Europa.
Em 2002, ele entrou num período de intensa actividade e suas erupções começaram a alarmar os sicilianos.
A lava não chegou a ameaçar a população, mas a chuva de cinzas vulcânicas provocou o fechamento do aeroporto de Catânia, no sopé da montanha. O acesso ao vulcão, uma importante atracção turística, chegou a ser proibido.
A última grande erupção do Etna ocorreu em 22 de junho de 2001, quando pedras incandescentes foram lançadas a 400 metros de altura e torrentes de lava escorreram pelos flancos da montanha, assustando os moradores das cidades mais próximas.
O vulcão siciliano tem a mais longa história documentada de erupções, que remonta a 3.500 anos.
No dia 5 de Novembro de 1928 uma forte erupção destruiu por completo a vila de Mascali.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com