sábado, novembro 19, 2005

 

JODIE FOSTER


Posted by Picasa Nascida Alicia Christian Foster, em 19 de Novembro de 1962, Los Angeles, Califórnia ela é uma das únicas actrizes infantis em toda a história do cinema não só a continuar a carreira na idade adulta como também a transformar-se numa profissional do primeiro time, Jodie Foster já actuou em mais de quarenta filmes.
Inicialmente influênciada pelo divórcio de sua mãe, a jovem Foster foi o principal ganha-pão da família. Ela gradualmente tomou controle de sua própria carreira, cuidadosamente formando seu desenvolvimento através de uma cuidadosa seleção de projectos e óptima construção de sua imagem pública.
Começou em comerciais (ela era a garotinha do famoso comercial dos bronzeadores (Coppertone), passou por séries de televisão e por filmes dos estúdios Disney. Depois de ter feito muitas atracções para Disney ela estrelou a impagável e polêmica performance em Taxi Driver (1976), como uma mini prostituta que inspira Robert De Niro em sua perturbada cruzada pessoal. , de Martin Scorsese (perdeu a estatueta para Beatrice Straight, de Rede de Intrigas). Mas esta foi somente uma das várias vezes em que estaria por perto dos prêmios da Academia.
Ela seguia a nomeação do Oscar por melhor performance em muitas atracções incluindo o musical gangster Bugsy Malone (1976) representando Miss Tallulah, uma indecente rainha de bar clandestino; The Little Girl Who Lives Down The Lane (1976) na pele de uma jovem assassina; e Carny (1980) como uma jovem fugitiva que se junta a uma dupla de activos foliantes.
Mesmo com sua efervescente carreira, Jodie permaneceu uma excelente estudante, formada em Los Angeles Lycée Français em 1980 como melhor aluna da classe e indo estudar literatura em Yale. Ela sobreviveu a inundação de má publicidade causada por John Hinckley, Jr. que tentou assassinar o presidente Reagan em 1981. Feito, ele confessou, fez para impressionar Foster.
Enquanto estudava em Yale ela se espremeu para aparições em filmes e TV, mais notavelmente como um membro de uma não convencional família no filme The Hotel New Hampshire (1984), que promoveu uma ponte para a representação adulta em filmes como o melancólico e potente Five Corners (1988).
Seguiram-se vários filmes de pouca expressão (Svengali, Hotel Muito Louco, e vários outros), até que em 1988 veio um novo sucesso: Acusados, de Jonathan Kaplan.

Como a vítima de um estupro múltiplo, conquistou seu primeiro Oscar de melhor actriz.
Três anos depois repetiu a proeza, graças a um de seus melhores papéis até hoje, a Clarice de O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme.
Em 1994, recebeu mais uma indicação, desta vez por Nell, de Michael Apted, mas quem levou o prêmio foi Jessica Lange, por Céu Azul. .
Em 1992, Jodie formou um acordo de três anos de produção com a Polygram Filmed Entertainment, no qual mais tarde foram usados para financiamento de três filmes (sobre sua bandeira da Egg Pictures) no limite de $25 milhões e três em $10 para $15 milhões, mais um extra de $10 milhões para impressão e promoção.

Uma das cláusulas foi que Jodie poderia escolher como actuar no filme, directamente ou simplesmente produzir estes filmes, ganhando raro controle e flexibilidade para uma actriz e uma mulher em Hollywood.
Seu trabalho de representação durante este tempo foi em geral mais calmo: se tornou uma prostituta no filme de Woody Allen Shandows and Fog (1992), brilhante papel no drama Sommersby (1993) ao lado de Richard Gere e ao lado de Mel Gibson no bangue-bangue Maverick (1994), sua primeira comédia em mais de uma década.

Em seu primeiro esforço com Egg Pictures, Jodie transformou-se numa luminosa performance em Nell (1994) como uma eremita de um bosque que fala uma língua inventada. Mais uma vez foi nomeada para o Oscar de melhor actriz.
E novas indicações possivelmente virão, se não por seu excelente papel em Contacto, então por novos trabalhos como actriz, produtora ou directora.

Por trás das câmaras, já trabalhou na produção de Nell e dirigiu com competência Mentes Que Brilham (1991) e Feriados em Família (1995).
Actualmente dedica todas as atenções à barriguinha que ganhou fama nos últimos tempos em Hollywood. Jodie faz questão de manter em segredo o nome do pai do bebê que deve nascer em meados deste ano.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com