sexta-feira, novembro 25, 2005

 

KARL BENZ


Posted by Picasa Karl Benz nasceu em 25 de Novembro de 1844, filho de um condutor de locomotivas em Karlsruhe.
O pai morreu apenas dois anos depois do nascimento de Karl. Apesar dos limitados recursos financeiros a mãe tratou de dar-lhe uma boa educação.
Karl Benz freqüentou o ginásio e estudou depois na Escola Politécnica de Karlsruhe.

Conseguiu seu primeiro emprego em Mannheim numa fábrica de balanças como desenhista e construtor.
Quando perdeu seu emprego em 1868, ele foi para uma fábrica de máquinas, que se dedicava à construção de pontes.
A este emprego seguiu-se uma temporada em Viena, também numa firma construtora de aço.
Em 1872 Bertha Ringer e Karl Benz casaram-se.

Mais tarde, Bertha seria crucial para o sucesso da jovem empresa.
Ela realizou a primeira viagem de longa distância do mundo, transformando-se na primeira automobilista feminina da história.
Karl e Bertha tiveram juntos cinco filhos.
Em 1871 Karl Benz fundou junto com o "mecânico" August Ritter sua primeira firma em Mannheim.

Como Ritter não era um sócio confiável, Karl Benz pagou a ele com a ajuda de sua noiva Bertha Ringer e continuou com a empresa sozinho.
Berta Benz sempre esteve lado a lado com seu marido, representando um sólido apoio em numerosas crises.

Com a viagem que realizou às escondidas no carro motorizado patenteado por Karl Benz, em agosto de 1888, converteu-se na autora de um importante capítulo da história automobilística. Ela foi a primeira automobilista do mundo.
No início os negócios de Karl Benz iam muito mal.

Sua "Fundição de Aço e Oficina Mecânica", mais tarde conhecida como "Fábrica para Máquinas de Trabalhar Chapas" experimentou a penhora de ferramentas.
Para encontrar uma nova base existencial, Karl Benz dedicou-se intensivamente a motores de dois tempos, dos quais o primeiro motor funcionou satisfatoriamente pela primeira vez em 1879, depois de dois anos de desenvolvimento.
Este motor foi construído conforme princípio de dois tempos, porque a Fábrica de Motores Deutz já tinha conseguido a patente alemã para o motor de quatro tempos, em 1877.

Benz também recebeu várias patentes básicas para seu motor de 2 tempos, como por exemplo a regulagem de rotação.
Para a ignição ele utilizou sua recém desenvolvida ignição a bateria.
Em 1882 com novos investidores e participantes, assim como a ajuda financeira dos bancos, transformaram a empresa numa sociedade por ações e denominaram a firma "Gasmotoren-Fabrik Mannheim".

Karl Benz tinha 5% das acções e era um dos directores mas seus associados queriam influenciar suas construções, Karl Benz, mais uma vez, saiu da jovem companhia já em 1883
Benz conseguiu no mesmo ano apoio financeiro dos investidores Max Rose e Friedrich Wilhelm Esslinger.

Em outubro de 1883 fundaram a firma "Benz & Co. Rheinische Gasmotoren-Fabrik".
A empresa expandiu-se rapidamente para 25 trabalhadores e até licenças para a construção de motores a gasolina podiam ser vendidas.

Benz podia dedicar-se sem problemas ao desenvolvimento de seus motores automobilísticos. Assegurado financeiramente, ele começou com a construção de um veículo de concepção própria, ao qual integraria seu motor de quatro tempos a gasolina, em contraposição à Daimler que montava seu motor numa carruagem adquirida externamente.
Em 1886 ele recebeu uma patente pelo veículo e introduziu seu primeiro "veículo Benz motorizado e patenteado" ao público.

Nos anos 1885-1887 foram montados ao todo três versões dos triciclos:o modelo 1, que Benz doou ao Museu Alemão como presente em 1906; o modelo 2 que foi várias vezes modificado e finalmente o modelo 3 com rodas de raios de madeira, que Bertha Benz também utilizou para sua primeira viagem de longa distância.
A demanda crescente por motores estacionários exigiu a mudança da Benz & Co. para instalações produtivas maiores.
Em 1890 a "Rheinische Gasmotoren-Fabrik", com a admissão dos novos sócios Friedrich von Fischer e Julius Ganss, transforma-se na segunda maior fábrica de motores da Alemanha.
Em 1893 Karl Benz introduziu a manga da barra da direçcão na construção de veículos pesados e em 1896 ele desenvolveu o Contra-Motor, ancestral dos actuais motores boxer (de cilindros antagônicos).
O desenvolvimento para números produtivos maiores a Benz & Co. conseguiu com o "Velo".

Um automóvel leve, de preço acessível que foi produzido de 1894 a 1901.
Este automóvel, pelo número de 1200 veículos produzidos, pode ser considerado o primeiro automóvel produzido em série.
Na virada do século a Benz & Co. se transformaria no maior fabricante automobilístico do mundo.
Em 1899 a firma seria transformada numa sociedade por ações.

Ao lado de Karl Benz, Julius Ganss se tornaria membro do conselho responsável pelas actividades comerciais.
De 1890 a 1899 a força de trabalho pulou de 50 para 430 homens.

Neste ano, foram construídos 572 veículos pela Benz.
A partir de 24.01.1903 Karl Benz retirou-se da vida activa da companhia, passando a fazer parte do conselho de administração.

Sua saída baseou-se no facto da alta administração ter contratado um grupo de construtores franceses para a fábrica de Mannheim, para fazer frente à concorrência da Mercedes, com produtos equivalentes.
Isto, contudo, acabou criando disputas internas.
Com Karl Benz sairam também seus filhos Eugen e Richard; Richard, contudo, voltaria em 1904 como gerente de vendas da divisão de automóveis de passageiros.

Até o fim daquele ano foram vendidos 3480 automóveis Benz.
Em 1906, Karl Benz fundou a companhia Carl Benz Söhne, em Ladenburg, cujos proprietários eram Karl Benz e seu filho Eugen.

Depois de ter falhado o novo negócio com a fabricação de motores de exaustão a gasolina, eles mudaram-se para lá com a construção de veículos e eles produziram, em 1923, 350 veículos "Carl Benz Söhne".
A família tinha também, nesse meio tempo, mudado seu domicílio para Ladenburg.
Em 1912, Karl Benz retirou-se da actividade, deixando seus dois filhos na direcção.

A empresa expandiu seus negócios e diversificou suas actividades, como por exemplo a exportação para a Inglaterra, onde os veículos "Benz Söhne" desfrutavam de grande popularidade, especialmente na aplicação de taxís por sua grande confiabilidade.
Em 1923, o último veículo foi produzido, embora um ano mais tarde ele tivesse montado ainda dois veículos de 8/25 HP, que Karl Benz utilizou como veículos privados e de uso comercial. Ambos os veículos existem até hoje.
Contrariamente a Gottlieb Daimler, que morrera já em 1900, Karl Benz pôde conviver com o grande progresso da motorização e desfrutar de seus resultados.
Karl Benz faleceu em 04 de abril de 1929, em sua casa em Ladenburg.

Hoje esta casa transformou-se na Fundação Karl Benz e Gottlieb Daimler, como sede da fundação sendo também utilizada como centro de eventos.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com